CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

PC e PF

Criada força conjunta para combater desvio de dinheiro público

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP divulgou, na tarde desta sexta-feira, 13/5, a criação da Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção (Renaccor). A iniciativa integra a Polícia Civil (PC) de todo o país e a Polícia Federal (PF) para intensificar o combate a crimes de desvio de dinheiro público.

Os primeiros estados que formalizaram sua participação no sistema, em um formato nunca visto no país, foram Alagoas e Mato Grosso do Sul. O Distrito Federal, Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins deverão fazer isso nas próximas semanas. A expectativa é que o país todo esteja no grupo até o final do ano.

A Renaccor faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, uma das prioridades da atual gestão do Governo Federal, que estabelece o combate permanente e de forma inovadora ao crime organizado, à corrupção e à lavagem de dinheiro.

De acordo com o titular da pasta, Anderson Torres "entre outros avanços, por exemplo, a Renaccor possibilitará que polícias civis dos estados realizem ações conjuntas, sob coordenação da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). Isso agilizará as operações de combate ao crime organizado e aumentará consideravelmente o efetivo de agentes envolvidos".

O ministro também destacou como outra das inovações da rede um fortalecimento do compartilhamento seguro e confiável de informações necessárias para investigações a serem implementadas pelos membros da Renaccor. "A sociedade brasileira será diretamente beneficiada", frisou.

Resultados

Desde abril de 2020, o MJSP coordenou mais de 130 operações contra desvios e fraudes no uso de verbas públicas destinadas ao combate da covid-19 que resultaram na recuperação de mais de R$ 190 milhões. O valor total de contratos de produtos e serviços investigados gira em torno de R$ 4,5 bilhões. Foram cumpridos 220 mandados de prisão temporária, 21 de prisão preventiva e 1,9 mil de busca e apreensão em mais de 220 municípios do país.


Brasil registra média de 32 casos por dia Anterior

Brasil registra média de 32 casos por dia

PC forma 249 novos agentes Próximo

PC forma 249 novos agentes

Deixe seu comentário