CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Indicadores criminais

Homicídios no RS cresceram quase 20% em outubro

O número de assassinatos no Rio Grande do Sul aumentou 19,8% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e consta no levantamento dos indicadores criminais monitorados pela pasta. Foram 157 homicídios enquanto o ano passado registrou131 crimes. 

De acordo com a Secretaria, o aumento é resultado do "acirramento de conflitos entre grupos criminosos da Região Serra" e informou que das 26 vítimas a mais, 14 foram mortas em Caxias do Sul, uma em Flores da Cunha e uma em Carlos Barbosa, correspondendo por 61%.

O maior foco dos conflitos foi em Caxias do Sul, que teve passou de cinco mortes no ano pas-sado para 19 em 2020. A SSP disse que ainda na primeira quinzena, a partir da identificação de movimento incomum na curva de ocorrências no município pela GESeg, as forças de seguran-ça intensificaram as ações de policiamento e levantamentos de inteligência para mapear os envolvidos nas mortes violentas.

A Secretaria informou que no dia 14, a partir de informações de inteligência, o 4ª Batalhão de Choque da BM conseguiu interceptar a ação de um grupo que pretendia atacar rivais da ven-da ilegal de entorpecentes. Os criminosos reagiram à abordagem com tiros e, no confronto, cinco bandidos acabaram mortos no local. Um sexto homem que fugiu para um matagal foi localizado baleado e chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Outros quatro crimino-sos foram mortos também pela BM durante uma operação na área rural de Farroupilha. O local era uma chácara usada como refúgio de uma quadrilha suspeita de dois esquartejamen-tos ocorridos na Serra. Os bandidos receberam os policiais a tiros. Na chácara, foram apreen-didas cinco armas, um carro roubado, uma moto e celulares, nos quais a polícia localizou ví-deos de crimes cometidos pela quadrilha.

Apesar do resultado negativo em outubro, o acumulado de homicídios no RS segue em que-da. Na soma de 10 meses a partir de janeiro, foram 1 499 vítimas de assassinato no ano pas-sado, contra 1 439 neste ano, uma queda de 4%.


Latrocínios aumentaram em 150% Anterior

Latrocínios aumentaram em 150%

Governador quer recriar programa de soldados temporários Próximo

Governador quer recriar programa de soldados temporários

Deixe seu comentário