CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Em Porto Alegre

Organização criminosa que falsificava dinheiro é desarticulada pela PF

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Polícia Federal desarticulou na manhã desta quinta-feira, 7/10, uma organização criminosa especializada na fabricação, comércio e distribuição de cédulas falsas além da lavagem de dinheiro oriundo da prática. Policiais federais cumpriram seis mandados de prisão e 18 de busca nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com a Polícia Federal, a organização atua desde 2012. Nesse período, foram apreendidas 75 mil cédulas produzidas pelo grupo, totalizando R$ 6,7 milhões falsos colocados em circulação. A investigação também apurou que nos últimos anos, o grupo se utilizava da compra de mercadorias, principalmente celulares e eletrônicos, em plataformas de negociação de produtos usados, para repassar o dinheiro falso.

No final de julho deste ano, o líder da organização, que estava foragido desde 2016, foi preso pela Polícia Federal. Ele já havia sido condenado pela Justiça Federal pelo mesmo crime, após ser preso e indiciado pela PF. O homem é considerado um dos principais falsificadores de moeda do Brasil.

A Operação J029, que ocorreu em Porto Alegre, também resultou na apreensão de veículos e bloqueio de contas bancárias dos envolvidos. O nome da Operação faz alusão à classe das cédulas produzidas pela organização criminosa investigada, segundo classificação do Banco Central do Brasil.


Governo Federal lança programa de combate às drogas no turismo Anterior

Governo Federal lança programa de combate às drogas no turismo

Órgãos trabalham para a criação de uma nova sede do IGP Próximo

Órgãos trabalham para a criação de uma nova sede do IGP

Deixe seu comentário