CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Estadual

Polícia Civil lança Comitê dos Vulneráveis

Nesta quinta-feira, 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Polícia Civil lançou oficialmente o Comitê dos Vulneráveis, que terá como objetivo debater temas relacionados à violência que resulta de discriminação ou de preconceito de raça, de cor, de etnia, de religião, de procedência nacional, de orientação sexual, de identidade de gênero ou em razão de desobediência. 

Além do debate, poderão ser criadas diretrizes e medidas que ajudem no enfrentamento a esse tipo de crime. O comitê será composto por 30 instituições e organizações ligadas ao tema, como a Comissão da Verdade sobre a Escrivão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do RS, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Federação Gaúcha das Comunidades Quilombolas. Os membros devem reunir-se ao menos uma vez por mês, ou quando forem convocados. A atuação será estadual.

Delegacia

O lançamento ocorreu em cerimônia que também objetivou a inauguração da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), na capital. O órgão, vinculado ao Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), fica na avenida Presidente Franklin Roosevelt, 981, no bairro São Geraldo.

De acordo com o governo do Estado, este é "um passo decisivo para concretizar uma política de segurança e proteção mais humanizada no Rio Grande do Sul".

A nova delegacia será responsável pela investigação de casos como os de racismo, homofobia e injúria qualificada que, até então, ficavam sob apuração de várias delegacias não especializadas.


Latrocínios têm queda de 37,5% em novembro Anterior

Latrocínios têm queda de 37,5% em novembro

Homicídios voltam a cair com retração de 12,6% Próximo

Homicídios voltam a cair com retração de 12,6%

Deixe seu comentário