CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Indicadores criminais

Homicídios voltam a cair com retração de 12,6%

Depois de amargar um aumento no mês de outubro, o Rio Grande do Sul voltou a registrar queda nos homicídios em novembro. Foram 118 vítimas frente 135 no mesmo mês do ano passado, redução de 12,6% para o menor total no período desde 2006, quando houve 109 assassinatos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e constam no levantamento de indicadores criminais. 

A retomada da tendência de queda observada desde o início de 2019 e ao longo de todo este ano, de acordo com a pasta, é reflexo da rápida resposta das forças de segurança com foco territorial, possibilitada pelo planejamento do Programa RS Seguro com o monitoramento mensal realizado pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg).

O resultado de queda registrado em novembro contribuiu para ampliar a redução na comparação de acumulados. No ano passado, foram 1 637 vítimas de assassinato nos 11 meses a partir de janeiro. Neste ano, essa soma caiu 4,3%, para 1.566 - é o menor total para o período desde 2007, quando houve 1 519.

Outro fator que contribuiu para a redução dos homicídios em novembro foi a realização, no dia 9 daquele mês, da Operação Império da Lei II, que transferiu nove líderes de organizações criminosas para penitenciárias federais fora do RS. Além do efeito imediato de desestabilização no comando das quadrilhas, a ação tem o efeito pedagógico ao assegurar que as forças de segurança mantêm monitoramento constante e seguirão atuando para neutralizar o poder de influência dessas lideranças. Em março, a primeira edição da Império da Lei já havia removido para cadeias federais 18 criminosos de alta periculosidade. E o Estado já aguarda autorização da Justiça para novas remoções.


Polícia Civil lança Comitê dos Vulneráveis Anterior

Polícia Civil lança Comitê dos Vulneráveis

Feminicídios têm queda de 55% no Estado Próximo

Feminicídios têm queda de 55% no Estado

Deixe seu comentário