CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Sistema Prisional

Presos provisórios poderão votar no domingo

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em conjunto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), garantirá o direito de voto aos presos provisórios do sistema prisional gaúcho neste domingo, 2/10. Do total de 13 mil presos provisórios - ou seja, com sentença condenatória transitada em julgado - no Estado, cerca de 600 - que corresponde a menos de 5% - estarão em condições de participar do pleito.

Na eleição deste ano foi ampliada a participação do público votante, com a habilitação de urnas eleitorais em todas as regiões penitenciárias do Estado. No entanto, uma série de condicionantes é exigida para a constituição de uma seção eleitoral dentro de uma unidade prisional, a começar por manifestação de interesse do próprio preso em fazer a transferência do título eleitoral para o local, o que depende ainda da apresentação do próprio documento, o qual nem todos possuem.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP-RS) um dos critérios para a abertura de uma seção eleitoral nas unidades é um número mínimo de habilitados, estabelecido em 20 votantes. Além disso, é preciso considerar a logística específica que inclui deslocamento de fiscais e mesários. Apesar de o voto ser um direito de todas as pessoas em privação de liberdade que até o dia da eleição não têm condenação criminal definitiva, uma minoria acaba por exercê-lo, segundo garantia da Constituição Federal e da Lei das Execuções Penais (LEP).

De um levantamento feito em 33 unidades espalhadas por todo o Estado, apenas 11 disponibilizaram mesas eleitorais: Cadeia Pública de Porto Alegre; Instituto Penal de Novo Hamburgo; Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos; Penitenciária Estadual de Canoas; Penitenciária Estadual de Rio Grande; Penitenciária Estadual de Santana do Livramento; Penitenciária Estadual do Jacuí; Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro; Presídio Estadual de Erechim; Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier; Presídio Regional de Passo Fundo.


TSE proíbe transporte de armas no período eleitoral Anterior

TSE proíbe transporte de armas no período eleitoral

PRF inicia Operação Eleições 2022 Próximo

PRF inicia Operação Eleições 2022

Deixe seu comentário