CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Influenza

Vacinação contra a gripe começa em abril

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O governo federal afirma que as etapas e fases da campanha foram organizadas de acordo com os estoques existentes.

A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para começar nacionalmente no próximo dia 4/4, como parte do Programa Nacional de Vacinação 2023. As doses ainda não foram enviadas para os municípios, responsáveis por organizar o processo e fazer a aplicação.  

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina trivalente que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegerá contra as seguintes cepas: H1N1 do subtipo Sidney; H2N3 do subtipo Darwin e Influenza B, linhagem Victoria. A pasta afirma que segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para atualizar os imunizantes.  

Ainda não foi definido, dentro do próprio público-alvo, quem vai ter prioridade, mas as pessoas acima de 60 anos e com comorbidades, por exemplo, costumam ficar no primeiro grupo, assim como os trabalhadores da saúde. 

Doses disponíveis 

Na terça-feira, 7/3, o Instituto Butantan enviou 10.590.800 doses de vacinas contra Influenza ao Ministério da Saúde. É a primeira entrega à pasta para a realização da campanha de vacinação contra a gripe de 2023. 

Principal fornecedor do imunizante para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Butantan trabalha para entregar 80 milhões de doses até o fim de abril. A vacina trivalente contra a influenza do Butantan foi atualizada de acordo com os subtipos de maior preocupação monitorados e indicados pela OMS. 

O governo federal afirma que as etapas e fases da campanha foram organizadas de acordo com os estoques existentes, as novas encomendas realizadas e os compromissos de entregas assumidos pelos fabricantes das vacinas. O cronograma foi pactuado durante várias reuniões, desde o começo do ano, com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), técnicos e especialistas da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (Ctai) e na primeira reunião de 2023 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). 

O cronograma de imunizações pode ser alterado, adiantado ou sobreposto, caso o cenário de entregas seja modificado ou tão logo novos laboratórios tenham suas solicitações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Público-alvo 

A campanha visa atender a pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de seis meses a quatro anos; integrantes das Forças Armadas; integrantes das forças de segurança e salvamento; gestantes e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais de transporte coletivo; profissionais portuários; profissionais do Sistema de privação de liberdade e trabalhadores da saúde. 

Mês da mulher desencadeia mutirão pela saúde feminina Anterior

Mês da mulher desencadeia mutirão pela saúde feminina

Anvisa suspende autorização de uso de medicamento contra covid-19 Próximo

Anvisa suspende autorização de uso de medicamento contra covid-19

Deixe seu comentário