Covid-19
Cachoeirenses estão descumprindo isolamento para a covid-19
No mesmo período em que o número de casos de contaminados por covid-19 apresentou um crescimento em Cachoeira do Sul, a equipe que atua na fiscalização e monitoramento de pacientes suspeitos, positivados e contactantes da covid-19 registrou também aumento no número de pessoas não encontradas em casa no momento da visita da equipe.
O reflexo deste ato é quase que imediato. O objetivo do isolamento é justamente o de quebrar a cadeia de contágio e velocidade de transmissão. Quando alguém quebra o isolamento, coloca outras pessoas na mira do vírus.
Na semana entre 11 e 17 de outubro, 5,58% das pessoas visitadas não estavam em casa. Na semana entre 18 e 24 de outubro foram 5,68% das pessoas. O coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Júnior, que lidera a equipe de agentes responsáveis pelas visitas, observa que ouve dias em que todos os visitados estavam em casa. Agora, a realidade é outra. "No dia 17 de outubro (um domingo), 12,04% dos visitados não estavam em casa", lamentou Júnior. Desde 2 de junho, quando iniciou a ação, já foram feitas 7. 169 visitas e 5.446 revisitas, somando 12.615 visitas no período.
Para reforçar a atuação dos agentes, o prefeito José Otávio Germano autorizou a destinação de 4 veículos para ficarem à disposição da equipe para intensificar ainda mais as visitas e revisitas aos pacientes suspeitos, positivados e contactantes da Covid-19. Somente nesta segunda-feira (26) o grupo possuía 117 residências para visitar, somando 649 pessoas (entre todos os moradores de uma mesma residência).
O prefeito José Otávio solicitou também agilidade da Secretaria da Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) no sentido de punir quem descumpre as regras. "Não queremos uma nova crise causada pela pandemia em nossa cidade e não seremos complacentes com quem descumpre a lei. A pandemia não acabou. No cenário em que estamos, não há possibilidade de novas flexibilizações enquanto não houver melhora em nossos indicadores", frisou o chefe do Executivo.
Descumprimento de isolamento
Processos julgados em 1ª instância (DVS) - 45 (Penalidade: advertência)
Processos aguardando recurso em 1ª instância (DVS) - 72
Processo com penalidade de multa (R$ 2 mil) aguardando recurso - 24
Processo com penalidade de multa (R$ 2 mil) aguardando julgamento de 2ª instância (secretário da Saúde) - 40
Autos devolvidos pelo Correio (endereço não encontrado/mudança de endereço ou correspondência não retirada na agência) - 38
Deixe seu comentário