Conecte sus
Certificado de vacinação contra a febre amarela está disponível no ConecteSUS
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Comprovante de vacinas registradas a partir de 30/12 poderá ser obtido no aplicativo.
Desde o dia 30/12/2022 todos os brasileiros que estão se imunizando contra a febre amarela podem emitir o Certificado Internacional de Vacinação pelo aplicativo ConecteSUS. A atualização foi implementada pelo Ministério da Saúde e atende a solicitação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para agilizar e ampliar a emissão do documento. O certificado traz o registro da vacina contra a febre amarela e os dados serão enviados pelos estabelecimentos de saúde com sistemas integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), de acordo com o modelo e as regras do Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005).
A Secretária de Atenção Primária em Saúde (Saps) promoveu atualizações no Prontuário Eletrônico e-SUS APS, possibilitando o registro e envio das imunizações para a rede, desde que o estabelecimento em saúde já tenha integrado o e-SUS APS à RNDS. Inicialmente, o certificado estará disponível no ConecteSUS apenas para os novos registros da vacina contra a febre amarela. Para acessar o documento, basta entrar no aplicativo no ícone "Vacinas".
O diretor Daniel Pereira, da Quinta Diretoria, ressalta que a emissão do certificado de febre amarela através do ConecteSUS fecha um ciclo de trabalho da Agência, sempre pensando na segurança sanitária e acrescenta uma nova característica: facilita a vida do cidadão.
ConecteSUS
O ConecteSUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital. Ele permite que o cidadão acompanhe, na palma da mão, o seu histórico clínico.
Estão disponíveis no aplicativo informações gerais do cidadão, como Carteira Nacional de Vacinação, Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19, Cartão Nacional de Saúde, resultados de exames laboratoriais de Covid-19, medicamentos dispensados pelo programa Farmácia Popular, além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na lista de transplantes.
Deixe seu comentário