coronavírus
Índia apresenta novo teste de Covid-19, rápido e barato
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Uma equipe de cientistas da Índia desenvolveu um teste promissor e acessível para detectar o coronavírus, com rapidez comparável à dos testes de gravidez.
Tendo o papel como principal material, o teste leva o nome de um famoso personagem indiano, um detetive, e usa uma tecnologia de edição de genes chamada Crispr. Os cientistas estimam que o kit, chamado Feluda, daria resultados em menos de uma hora e custaria 500 rúpias (cerca de R$ 38).
O Feluda será produzido pelo conglomerado indiano e poderá ser o primeiro teste no mundo de Covid-19 feito de papel e disponibilizado no mercado. A agência reguladora de medicamentos da Índia já liberou seu uso comercial.
Pesquisadores do Instituto CSIR de Genômica e Biologia Integrativa, em Déli, onde o Feluda foi desenvolvido, fizeram experimentos com cerca de 2 mil pacientes, incluindo alguns que já haviam testado positivo para o coronavírus anteriormente.
O novo produto mostrou ter sensibilidade de 96% e especificidade de 98% indicadores da precisão de um teste. Ser altamente sensível significa uma detecção de quase todos os portadores da doença, e ao ser altamente específico mostra que todos aqueles que não têm a doença serão corretamente descartados.
Deixe seu comentário