CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Setembro Amarelo

Lançadas ações de prevenção ao suicídio

Ocorreu nesta sexta-feira, 11/9, em Fortaleza (CE), o lançamento da primeira etapa das "Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida", voltadas à prevenção ao suicídio e à automutilação a partir do Setembro Amarelo. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde e parceiros, foi apresentada em Brasília na quinta-feira, 10/9, e agora começa a ser divulgada em capitais brasileiras.  

O objetivo é disponibilizar ações educativas e itinerantes de forma on-line para qualificar o conhecimento de profissionais da saúde, conselheiros tutelares, professores, líderes sociais, religiosos e de entidades beneficentes, tornando-os multiplicadores da prevenção.

Realizado no Centro Universitário Christus (Unichristus), o evento contou com a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que destacou a preocupação com a chamada quarta onda da pandemia da Covid-19, relacionada ao aumento de casos de doença mental. Para Pazuello, o Brasil sai na frente de outros países no combate a futuros casos de depressão e ansiedade ao construir novas políticas de prevenção, como é o caso das "Ações em Defesa da Vida", e da disponibilização de novos tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Nós estamos tentando mostrar a naturalidade que deve ser tratado o assunto, como qualquer outra doença. É uma construção. Observo as discussões sobre todos os tipos de remédio, medicamentos e outros tipos de compostos que estão sendo tratados. É uma construção também. O Ministério da Saúde vem trabalhando na implementação dos princípios ativos que permitem ter o uso, para o combate de doenças mentais, de componentes da maconha, que formam medicamentos ou vão formar algum tipo de terapia que melhorem as pessoas. O Ministério da Saúde está trabalhando nisso e teremos essa disponibilização no SUS", disse Pazuello.

Educação que salva vidas

A iniciativa promove cursos à distância, encontros, palestras e elaboração de materiais para ampliar o atendimento em saúde, a formação nas escolas e nas comunidades. O site prevencaoevida.com.br abriga os conteúdos educativos. Através da página, são feitas as inscrições para as atividades de forma gratuita. O portal também abriga cartilhas e videoaulas. O público-alvo são adolescentes entre 11 e 18 anos e multiplicadores. A iniciativa é feita em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Ministério da Educação (MEC) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


Eduardo Pazuello será efetivado como ministro da saúde Anterior

Eduardo Pazuello será efetivado como ministro da saúde

Paciente com reação grave estava no grupo que recebeu a vacina de Oxford Próximo

Paciente com reação grave estava no grupo que recebeu a vacina de Oxford

Deixe seu comentário