CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Outubro Rosa

Mês de prevenção e do combate ao câncer de mama

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos, após a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer.

A primeira iniciativa vista no Brasil, foi no dia 02 de outubro de 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, e com o apoio de uma conceituada empresa Europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo-SP.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno da tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Atualmente, no Brasil, durante o mês de outubro são realizados inúmeros eventos para conscientizar as mulheres da importância de realizar exames preventivos e auxiliar aquelas que já estão no processo de tratamento.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos de câncer no País a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença serão registrados até o fim deste ano, de acordo com estimativas do instituto. Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência do problema, com 147 pessoas atingidas a cada 100 mil. A doença tem cura, desde que detectada precocemente.

O exame precoce ajuda na identificação da doença que, se for descoberta previamente, tem 95% de chance de cura. O SUS indica que a mamografia seja feita a partir dos 50 anos até os 69 anos, de dois em dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), recomenda que o exame inicie a partir dos 40 anos e seja feito anualmente.


Kormann se reúne com Arita para 'estreitar relações' Anterior

Kormann se reúne com Arita para 'estreitar relações'

Após pausa, Anvisa dobra voluntários para 'vacina de Oxford' Próximo

Após pausa, Anvisa dobra voluntários para 'vacina de Oxford'

Deixe seu comentário