proliferação
Município tem sete casos de dengue e 111 suspeitos
Reprodução/Fiocruz Imagens imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Cachoeira alcançou nesta terça-feira, 5/4, a marca de 7 casos confirmados de dengue, um número considerado alto quando comparado a anos anteriores em que eram registrados 1 caso a cada 12 meses. Os novos casos foram registrados nos bairros Santa Helena 1, Medianeira 1, Nôemia 2 e 1 na Oliveira onde na semana retrasada 2 casos já haviam se confirmado.
Segundo o Departamento em Vigilância Sanitária (DVS) de Cachoeira, a cidade também chegou a 111 casos suspeitos da doença. Estes exames foram enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que nos próximos dias divulga o resultado.
Nestes locais, equipes do DVS estão trabalhando com pulverização visando evitar a proliferação. O departamento pede que a população realize sua parte limpando pátios, terrenos baldios e evitando o acumulo de água em recipientes, calhas, vasos e limpando as piscinas.
A doença é transmitida pela picada dos mosquitos e os sintomas podem aparecer no período compreendido entre três e 15 dias como febre, dor e manchas pelo corpo, náusea, vômitos e dor de cabeça (caracterizada pela dor nos olhos).
A orientação aos pacientes com sintomas similares é que busquem atendimento médico imediatamente, evitando a automedicação. Os testes para dengue são solicitados pelos médicos em qualquer posto de saúde ou ainda podem ser realizados na rede privada (laboratórios da cidade). Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e laboratórios procedem a coleta imediatamente.
Deixe seu comentário