Vacinação
Novas doses da vacina contra covid-19 chegam ao município
Ascom SES imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O município recebeu um total de 4.800 doses.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou na quarta-feira, 3/5, a distribuição para os municípios gaúchos de um novo lote de doses de vacinas contra a covid-19. Elas foram enviadas para todas as coordenadorias regionais, totalizando mais de 240 mil vacinas, para atender a todas as idades.
O município de Cachoeira do Sul recebeu um total de 4.800 doses, destas, 4.500 são doses da vacina Pfizer Bivalente, que passou a ser recomendada recentemente para toda população com 18 anos ou mais. Esse imunizante é uma versão atualizada e elaborada com base na variante original do coronavírus e na Ômicron. Com o imunizante bivalente o município já aplicou 6.917 doses.
A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, respeitando um intervalo de quatro meses em relação à última dose. Estar com alguma das doses de reforço em atraso não impede a vacinação com o imunizante bivalente.
O público infantil também será contemplado com a entrega. Para crianças de cinco a 11 anos o município recebeu 300 doses da Pfizer Pediátrica. Doses da vacina Pfizer Baby destinadas para crianças entre seis meses e cinco anos e do imunizante Coronavac o município não recebeu nenhuma dose.
A distribuição das vacinas é realizada pela SES quinzenalmente, atendendo às solicitações das secretarias municipais de saúde. Porém, em caso de necessidade, são disponibilizadas doses extras aos municípios.
A vacinação no município está organizada da seguinte maneira: 1ª e 2ª doses imunização adultos e doses de reforço adultos estão disponíveis em todas as unidades. Doses pediátricas crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias (Pfizer Baby) - EAP Central; crianças de 3 a 11 anos de idade - EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min.
Nas ESFs, a imunização infantil obedece à seguinte escala: ESF Carvalho (segundas-feiras), ESF Noêmia (terças-feiras), ESF Barcelos (quartas-feiras), ESF Tupinambá (quintas-feiras) e ESFs Promorar e Ponche Verde (sextas-feiras).
A vacinação Bivalente está disponível na EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano e ESFs Promorar, Carvalho, Noêmia, Barcelos e Tupinambá. As salas de vacina funcionam das 7h15 às 11h45 e das 13h às 15h30.
Dia D
Cachoeira do Sul não realizará neste sábado, 6/5 o Dia D da vacinação contra a gripe, uma iniciativa nacional com o objetivo de chamar atenção para a 25ª Campanha Nacional em vigor desde o dia 10/4.
O Dia D será promovido no próximo dia 20/5, um sábado, pela rede municipal de saúde. Criada visando a mobilização de crianças, jovens e adultos em torno da imunização, a data consiste em uma estratégia adotada há anos pelas autoridades de saúde com o objetivo de fazer com que o máximo de pessoas tenha acesso a todas as vacinas do calendário nacional.
Em Cachoeira do Sul, a Administração Municipal decidiu transferir a data extra para oferecer o serviço levando em conta, principalmente, as condições climáticas.
Deixe seu comentário