CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Covid-19

Paraguai começará vacinação de pessoas com 60 anos nesta segunda-feira

O diretor do Programa Ampliado de Imunização (PAI) do Paraguai, Héctor Castro, anunciou nesta sexta-feira, 4/6, que pessoas com 60 anos ou mais poderão ter acesso à vacinação contra a covid-19 a partir da próxima segunda.

O anúncio representa um grande passo na vacinação, que começou com os profissionais da saúde e idosos, uma campanha que avança em função da chegada de biológicos do exterior, até agora insuficientes para todas as faixas que a imunização corresponde.

"Na segunda-feira, 7 de junho, apenas pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas. Isso corresponde à fase 1, para profissionais da saúde e população com mais de 60 anos", relatou Castro.

O diretor do PAI insistiu que as pessoas que serão imunizadas já devem ter completado 60 anos e não como nas fases anteriores, que incluíam pessoas nascidas no ano do corte. Isso porque o sistema de cadastramento ainda não contempla essa opção, embora seja ativado nos próximos dias para o cadastramento de pessoas entre 50 e 59 anos, tanto nacionais quanto estrangeiros.

Castro pediu para que a população se cadastre com o objetivo que o Ministério da Saúde possa distribuir as vacinas de acordo com a disponibilidade e demanda, bem como a "situação epidemiológica do país, e os fenômenos que implicam em hospitalização e mortalidade".

Além disso, com a chegada prevista para este fim de semana de 100 mil doses da vacina fabricada pela Moderna, doadas pelo Catar, a imunização também será aberta para gestantes, maiores de 18 anos e com mais de 20 semanas de gestação.

Nestes casos, a prioridade será dada àqueles com doenças clínicas subjacentes. As inscrições para gestantes estarão disponíveis a partir de amanhã.

O Paraguai iniciou sua campanha de vacinação no dia 22 de abril e desde então foram aplicadas 441.949 doses, segundo dados apresentados por Castro na coletiva de imprensa de hoje. No total, 355.185 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose até ontem.

Enquanto o país continua à espera da chegada de mais doses de vacinas, os casos de infecções continuam aumentando, com aumento de 8% na última semana, segundo o diretor de Vigilância Sanitária, Guillermo Sequera, na mesma entrevista coletiva.

O Paraguai registra até agora 364.702 confirmados e 9.498 mortes por covid-19 desde o início da pandemia.


Vacinação contra a gripe entra na terceira fase com adesão abaixo da meta Anterior

Vacinação contra a gripe entra na terceira fase com adesão abaixo da meta

Brasil receberá 3 milhões de doses da vacina da Janssen em junho, diz Ministério da Saúde Próximo

Brasil receberá 3 milhões de doses da vacina da Janssen em junho, diz Ministério da Saúde

Deixe seu comentário