Verba adicional
SAMU cachoeirense é qualificado pelo Ministério da Saúde
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cachoeira do Sul conquistou na última terça-feira, 3/5, certificado de qualificação perante o Ministério da Saúde. A notícia veio através da publicação de uma portaria do governo federal, confirmando que o órgão recebeu parecer técnico favorável do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS). Com a qualificação, a unidade passará a receber um incremento de verba federal mensal de R$ 8.794,00 para auxiliar no custeio do serviço.
A Unidade de Suporte Básico (USB), que conta com equipe de técnicos de enfermagem e condutores socorristas, foi habilitada na cidade no ano de 2010, através da Portaria Nº 4.092, de 17 de dezembro de 2010. Depois de quase 12 anos, veio a aprovação da proposta de qualificação, credenciando o serviço local ao incremento de verba e às sucessivas melhorias na capacitação dos servidores. Atualmente localizado na Rua Gabriel Almeida, nº 671, o SAMU abrange toda a região urbana e rural do município e atende uma média de 160 pacientes em situações de urgência e emergência ao mês.
A adequação da equipe foi uma das etapas do processo que buscou a homologação da proposta, a partir do qual foram contratados emergencialmente profissionais (técnicos de enfermagem e condutores), além de organizada uma grade de eventos de educação continuada a ser executada junto a equipe. A perspectiva é que o recurso conquistado seja investido também no custeio de uma nova base descentralizada para a equipe, já vislumbrando responder às necessárias adequações técnicas de infraestrutura e logística do serviço.
Deixe seu comentário