CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Vacina contra a covid-19

SES distribuirá 119,5 mil imunizantes

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria da Saúde (SES) realizará nesta quinta-feira, 29/7, a distribuição de 119,5 mil vacinas dos laboratórios Pfizer e CoronaVac contra a covid-19 para dar continuidade à campanha de vacinação. Do imunizante Pfizer, cerca de 6 mil doses serão destinadas a segundas aplicações de gestantes e puérperas que receberam a primeira dose da AstraZeneca, e cerca de 7 mil deverão ser aplicadas em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. As demais serão utilizadas para avançar a vacinação por faixa etária.

A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação da gestão estadual e das Secretarias Municipais de Saúde, na manhã desta quarta-feira, 28/7. Os gestores também definiram a destinação das demais vacinas que chegaram ao Estado nesta terça-feira, 27/7, totalizando 486.810 doses. Aproximadamente 68% deste montante será utilizado para segundas aplicações (D2) e ficará reservado na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para distribuição posterior.

Na quinta-feira, 29/7, ainda serão distribuídas doses para D2 que se encontram na Ceadi das marcas Pfizer e Coronavac. As planilhas com números exatos que irão para cada município ainda estão sendo calculadas pela equipe técnica da SES, assim como as rotas de distribuição. Até o fechamento desta edição, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uruguaiana não tinha informação quanto ao número de doses ou a quem se destina as doses dessa remessa e aguardavam orientações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

O Ministério da Saúde indicou a finalização do esquema vacinal de gestantes e puérperas que receberam apenas uma dose da vacina AstraZeneca. De modo geral, as vacinas não são intercambiáveis. Isto é, não é recomendado tomar a primeira dose de uma fabricante e a segunda de outra fabricante. No entanto, frente à impossibilidade deste público receber a segunda dose da AstraZeneca, novos estudos mostraram eficácia e segurança em completar o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer. A nota afirma que, na falta da Pfizer, também poderá ser usada Coronavac.


Congresso Estadual sobre uso de medicamentos será realizado em setembro Anterior

Congresso Estadual sobre uso de medicamentos será realizado em setembro

Centro de Combate encerrará atividades Próximo

Centro de Combate encerrará atividades

Deixe seu comentário