CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Vales

TEAcolhe Macrorregional completa um ano em Cachoeira

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Programa TEAcolhe Macrorregional Vales, com sede em Cachoeira do Sul, completou um ano de atuação na última semana. No total, 62 municípios fazem parte do Centro Macrorregional Vales, que tem três centros de referência regionais (CRR) nos municípios de Bom Retiro do Sul, Encantado e Santa Cruz do Sul.

O TEAcolhe é um programa que visa a qualificação técnica dos profissionais e a sensibilização da sociedade quanto a inclusão da pessoa com autismo e sua família a partir do trabalho em rede das áreas de assistência social, educação e saúde. Já os CRRs atuam em conjunto com os dispositivos de atendimento e acompanhamento às pessoas com autismo na sua região de saúde de referência, a partir da estratégia de matriciamento fomentada pelos Centros Macrorregionais de Referência, e atendem aos casos graves, severos e refratários da região de saúde respectiva.

Na Macrorregional Vales, as atividades foram elaboradas com muito planejamento, com formações para equipes de monitores do município de Cachoeira do Sul e capacitação e formação para os públicos da educação; para professores da educação infantil, creches e pré-escola bem como formação para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Até o momento, cerca de 5 mil pessoas foram alcançadas com as formações, capacitações e ações para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o primeiro ano do TEAcolhe em Cachoeira do Sul foi possível promover diversas atividades de formação, capacitação para os profissionais que trabalham diretamente com a população TEA, acolhimento a familiares, estudos de caso e também foi possível conhecer a realidade de muitas famílias autistas da região.

Agora, a iniciativa visa progredir com as formações continuadas, educação permanente, construção e efetivar projetos de intervenção, contribuir para a garantia dos direitos das pessoas com TEA, ajudar na organização e estruturação das redes locais, realizar a supervisão técnica das equipes e também apoiar o fortalecimento das associações em todos os municípios de abrangência. Dessa forma será possível levar informações para a população sobre TEA e fomentar a comunicação com e entre os serviços das redes de educação, saúde e assistência dos municípios da região


Anterior

Definida a programação do simpósio sobre HIV/Aids

ESF da Carvalho fará atendimentos na Escola Estadual Próximo

ESF da Carvalho fará atendimentos na Escola Estadual

Deixe seu comentário