CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Covid-19

Vacina bivalente liberada para pessoas com comorbidades

Arquivo SES imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h.

O Ministério da Saúde passou este mês a ampliar a orientação para a vacinação bivalente contra a covid-19 para as pessoas de 12 a 59 anos com comorbidades. Foram elencados a20 tipos de doenças crônicas que são de maior risco de agravamento em caso de infecção pelo coronavírus. Em Uruguaiana, a liberação ocorreu na segunda-feira, 3/4.

Podem ser atendidas pessoas com as seguintes comorbidades:  arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, diabetes mellitus, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, doença hepática crônica, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca (IC), miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida, pneumopatias crônicas graves, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, síndromes coronarianas, síndrome de down e outras díndromes genéticas e valvopatias

Dessa forma, o público prioritário atualizado que deve se vacinar com a dose bivalente contra covid-19 é composto pelos seguintes grupos: pessoas com comorbidades, pessoas com 60 anos ou mais de idade, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Para receber a vacina bivalente é necessário ter intervalo mínimo de quatro meses em relação à aplicação da dose anterior. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h.

As aplicações contra a Covid-19 acontecem em todos os postos de saúde da cidade, exceto o grupo dos seis meses até quatro anos, que é atendido somente Posto Central, ESF 7 (União das Vilas), ESF 15 (Hípica) e ESF 23 (Santo Antônio). Grávidas e puérperas também podem ser atendidos na Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde.

Para o grupo dos 5 a 11 anos no momento estão disponíveis a 1ª dose e 2ª dose do Butantan, ambas no Posto Central.

Podem se vacinar com a 1ª dose: pessoas a partir dos seis meses de idade; 2ª dose: pessoas a partir dos seis meses de idade e 3ª dose: pessoas a partir dos seis meses de idade com intervalo de, no mínimo, quatro meses de aplicação da segunda dose; crianças de seis meses a 4 anos de idade o intervalo é de oito semanas;

Podem se vacinar com a bivalente pessoas a partir dos 60 anos completos; grávidas ou puérperas com intervalo de, no mínimo, quatro meses de aplicação da dose anterior; trabalhadores da saúde; e pessoas a partir dos 12 anos com comorbidades.

Para se vacinar é preciso estar com a seguinte documentação: Cartão do SUS, documento com foto, comprovante de vacinação das doses anteriores, Caderneta de Vacinação somente para menores de 12 anos; Caderneta de Gestante somente para grávidas ou puérperas; comprovante da comorbidade para quem inclui o grupo. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Anvisa flexibiliza uso de máscaras em hospitais Anterior

Anvisa flexibiliza uso de máscaras em hospitais

Aumento de casos de câncer colorretal entre jovens preocupa médicos Próximo

Aumento de casos de câncer colorretal entre jovens preocupa médicos

Deixe seu comentário