CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Ação estadual

Vacinação nas escolas inicia hoje

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou nesta quarta-feira, 31/8, a vacinação contra a covid-19 e outras doenças em escolas. Em Cachoeira do Sul, o lançamento da iniciativa acontecerá às 14h, na sede do Sindicato dos Professores Municipais (SIPROM). A ação mobiliza equipes de saúde e educadores representantes das escolas das redes municipal e estadual.

Os estudantes terão a caderneta da vacinação atualizada com doses contra a covid-19, gripe, poliomielite, sarampo e demais imunizantes de rotina. Até o dia 9 de setembro, o Ministério da Saúde promove em todo o país a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A proposta da SES é tornar as instituições de ensino protagonistas da imunização de crianças e adolescentes, numa estratégia que visa motivar a população na adesão às vacinas e combater os baixos índices de cobertura verificados atualmente em várias doenças. Para marcar o início da campanha e sensibilizar as equipes, as secretarias municipais da Saúde e Educação, respaldadas pela 8ª Coordenadoria Regional da Saúde (8ª CRS), reúnem diretores e supervisores escolares, assim como vacinadores e pessoal de apoio, para a palestra da farmacêutica e especialista em Saúde, Marieli da Silva Carlotto.

O objetivo dos órgãos públicos é atualizar os profissionais sobre o contexto do panorama vacinal no município e os riscos que a baixa cobertura implica à qualidade de vida dos estudantes. Paralelamente à formação dos profissionais, que ocorre no Siprom, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde dão início ao roteiro da aplicação de doses pela Escola Municipal de Educação Infantil Pro-infância Patrona Marisa Timm Sari, localizada no bairro Tibiriçá.

O cronograma com datas e locais desta semana já foi elaborado e a campanha prossegue na semana seguinte. Em Cachoeira, a mobilização estadual contará com a participação dos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Luterana Brasileira (Ulbra), que atuarão na sensibilização das comunidades escolares inseridas no Programa Saúde na Escola, através da distribuição de folders educativos especialmente elaborados para o evento.

Durante a intervenção em educandários, será realizada uma pesquisa sobre imunização para expor quais os principais obstáculos enfrentados pelas famílias na busca pelo serviço, como forma de definir estratégias que contemplem essas necessidades e garantam a melhoria dos índices de cobertura vacinal na cidade.

Horário estendido

A fim de complementar as ações nas escolas, que pretendem sensibilizar a população cachoeirense quanto a relevância da vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ampliará os horários do serviço público nas três maiores unidades sanitárias do município. A Equipe de Atenção Primária (EAP) Central (Prédio do INSS), EAP Centro Social Urbano e EAP Marina atenderão o público em turno estendido até às 19h desta quarta-feira. No sábado, 3/9, as mesmas unidades funcionarão das 10h às 16h.

Roteiro nas Escolas

Nesta quinta-feira, 1/9, a vacinação acontecerá nas Unidades do Lar Bem Me Quer, atendendo assistidos de zero a 18 anos. Na sexta-feira, 2/9, será vez da Escola Municipal de Educação Infantil Madre Regina Prothmann no Centro.


Seminário debaterá o papel dos enfermeiros na saúde mental Anterior

Seminário debaterá o papel dos enfermeiros na saúde mental

Mais de mil vacinas aplicadas no Dia D Próximo

Mais de mil vacinas aplicadas no Dia D

Deixe seu comentário