CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

BRIANE MACHADO

Você consegue enxergar além do muro?

Diariamente, inúmeras pessoas te veem, mas quantas pessoas te enxergam de verdade?

Alguma vez você já se fez essa pergunta?

É fato que, com os avanços tecnológicos e o mundo se tornando cada vez mais imediatista e globalizado, temos acesso a "vida" que é postada em aplicativos - na maioria das vezes, somente a melhor parte dela.

Se eu parar para rolar o "feed" de alguma rede social, verei pessoas postando fotos na praia ou em algum lugar que esteja nevando, taças de drinks serão acompanhadas pela legenda "Cheers" e, muitas vezes, o look do dia seguirá a #ootd.

Não, isso não é uma crítica, pois inúmeras vezes já fiz o mesmo - não com a frequência que eu gostaria, mas já postei fotos em restaurantes ou porque me arrumei para algum evento, sem contar aquela selfie que a maquiagem estava com o delineado perfeito.

Entretanto, percebi que na minha vida isso não faz mais sentido, primeiro porque não sou uma digital influencer, segundo porque não tenho mais interesse em postar só maravilhas, quando a realidade é bem diferente.

Sou uma das milhares de pessoas que reduziu quase 600 postagens para 30. Não é mérito, só uma constatação. Vez ou outra, vou lá no perfil e arquivo algumas fotos. Virou mania.

É que não faz muito sentido viver postando somente o lado maravilhoso da vida para que seja feita uma média falsa de como a vida se resume.

Pessoas veem perfis em redes sociais todo dia, de pessoas que nunca vimos em nossa frente, que não sabemos de onde são, o que fazem e que nunca iremos encontra-las pessoalmente para dizer "Ah, essa é a (o) fulana (o) que vi naquela foto". Vemos aquela pessoa, como ela se veste, onde costuma ir, mas não enxergamos quem ela realmente é pelo simples fato de que não temos vínculos.

Talvez, essas pessoas que nem sabem da tua existência, recebam elogios, "likes", inúmeros emojis para ressaltar a sua beleza ou o quanto aquela foto é maravilhosa. Realmente, não custa curtir algo para quem está usando engajamento para trabalhar.

Mas, será que as pessoas que estão ao teu lado faça chuva ou faça sol e te enxergam de verdade, recebem os mesmos elogios? Será que tu perdes milésimos de segundo do teu dia para enviar uma mensagem ou dizer o quanto aquela pessoa é especial?

Até que ponto as pessoas te veem? Tu sabes quem te enxerga de verdade?

A internet nos faz acreditar que um mundo bem editado é o padrão que todos querem alcançar, entretanto, não existe filtro para os perrengues do dia-a-dia, pelo contrário, a vida real necessita de suporte e não há um link para "relatar problema" cada vez que o sistema travar.

Agora, pare e pense: Quantas pessoas que segues ou que são teus seguidores estão aptas a lhe ajudar cada vez que a vida travar?

As pessoas que te veem não são as mesmas que te enxergam.

Enxergar vai mais além. É preciso conhecimento, tempo, vontade, energia. Enxergar é interno, vem da alma. Pressupõe sentir o olhar de quem está ao lado. É saber o que está acontecendo naquele universo que nem precisa falar para se comunicar.

Dia desses, fotografei uma flor que estava pendente pelo lado de fora do muro de uma residência e postei em uma rede social. Ela estava linda, vibrante, pulsando a primavera, mas eu não tenho a menor ideia de como estavam as suas raízes, nem sobre como era o terreno em que ela foi plantada, pois o concreto era intransponível.

Você consegue enxergar além do que os olhos podem ver?

 

Ponteiros da vida Anterior

Ponteiros da vida

Cuidado com o Bicho-Papão Próximo

Cuidado com o Bicho-Papão

Deixe seu comentário