Ensino Superior
RS tem três universidades em ranking das mil melhores do mundo
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi publicado nesta semana o ranking mundial Academic Ranking of World Universities 2022, produzido pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, que classifica as mil melhores universidades do mundo. De acordo com a classificação, três das 21 universidades do Brasil que constam no documento são gaúchas.
Gaúchas
A partir do número 100 no ranking, a lista não define uma posição específica, delimitando apenas o bloco em que determinado estabelecimento de ensino foi colocado. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece na posição global na faixa de 401ª a 500ª e na quinta posição nacional. No ano passado, a instituição aparecia entre 301 e 400.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está entre as 900 melhores universidades do mundo, sendo que, em 2021, figurava entre as mil. Na classificação brasileira, a instituição também subiu, passando da 19ª posição, no ano passado, para a 16ª em 2022.
Logo em seguida da UFSM está a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) que desceu no ranking deste ano para entre as 900 melhores, sendo alocada entre as posições 801 e 900. Em 2021 a universidade apontava entre 701 e 800.
Brasileiras
A Universidade de São Paulo (USP) é a mais bem cotada de toda a América Latina, ficando entre as 150 melhores do mundo. Em seguida vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na fração de 301 a 400 melhores. Em terceiro lugar. Em quarto lugar está. Na edição 2022 do ranqueamento, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a UFRGS são as ocupam posições na faixa 401-500.
Internacionais
Oito universidades americanas e duas britânicas ocupam o topo da edição de 2022 do ranking. Em primeiro lugar é a Universidade de Harvard, seguida pela Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que ficou em terceiro lugar. O grupo das quinze melhores universidades do mundo é composto exclusivamente por centros de ensino e pesquisa localizados nos Estados Unidos e no Reino Unido, sendo 13 americanas e duas britânicas.
Ao todo, 39 universidades dos Estados Unidos aparecem entre as 100 melhores. Este ano, mais de 2,5 mil estabelecimentos de ensino superior foram examinados para definir a classificação dos mil primeiros.
Deixe seu comentário