CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Crianças e adolescentes

Combate à violência sexual contra menores é tema de seminário

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Acontecerá nesta terça-feira, 24/5, um seminário promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS) com o tema 'A rede de proteção no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes'. O evento, que ocorrerá em Porto Alegre, terá transmissão pelo YouTube e será gratuito.

Neste seminário, profissionais de diversos municípios do estado relatarão as experiências do trabalho em redes de apoio. Além disso, o evento contará com a participação de adolescentes e jovens que falarão sobre as suas percepções acerca da violência sexual infantojuvenil e os serviços públicos. A transmissão ocorrerá através do canal oficial do CEEVSCA Rio Grande do Sul.

Dados

Em 2020, o Brasil registrou mais de 60 mil estupros, sendo 73,7% dos casos com vítimas vulneráveis, incapazes de consentir. A maioria das vítimas - um total de 86,9% - era do sexo feminino e em 85,2% dos casos o agressor era conhecido da vítima, conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021.

No Rio Grande do Sul, são registrados 27 casos de violência a crianças e adolescentes por dia, sendo 25% deles de violência sexual. Entre 2018 e 2020, 29 320 crianças e adolescentes foram vítimas de violência no Estado, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde. Dos casos registrados, 6 659 foram de violência sexual, sendo a segunda mais notificada.

De acordo com o governo do Estado, estudos apontam para o aumento da violência contra crianças e adolescentes durante a pandemia, a partir das medidas de isolamento social e confinamento domiciliar. Cada vez mais, é necessário o fortalecimento das políticas públicas para assegurar a proteção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Um dos mecanismos criados pelo poder público para prevenir a revitimização de crianças e adolescentes foi a aprovação da Lei Federal nº 13.431/2017, regulamentada pelo Decreto nº 9.603/2018, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) vítima ou testemunha de violência.

Essa legislação prevê a implantação de políticas integradas e coordenadas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, por meio de diversas ações, tais como: mapeamento dos serviços da rede de proteção; criação/organização do fluxo e dos protocolos de atendimento; criação do Comitê de Gestão Colegiada da rede; estabelecimento dos mecanismos de compartilhamento das informações, entre outros.


Maio Amarelo alerta para evitar acidentes de trânsito Anterior

Maio Amarelo alerta para evitar acidentes de trânsito

Brasil registra média de 32 casos por dia Próximo

Brasil registra média de 32 casos por dia

Deixe seu comentário