CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Conscientização

Maio Amarelo alerta para evitar acidentes de trânsito

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Para conscientizar os motoristas sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito, o movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014. Apenas em 2021, foram mais de 878 mil acidentes no país, que conta com uma frota ativa de mais de 73 milhões de veículos, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Sendo assim, a Turbi, empresa digital de tecnologia de locação de veículos, informa que é preciso tomar alguns cuidados no trânsito.

Dirigir devagar demais pode ser tão perigoso quanto andar em alta velocidade. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via. Andar abaixo da velocidade indicada também é considerado infração média, com multa e punição de quatro pontos na carteira.

Em relação às rotatórias, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que a preferência é sempre de quem já está trafegando na rotatória. A exceção é se houver sinalização indicando a preferência em algum dos sentidos, ou seja, a placa triangular com símbolo vermelho. Caso haja dúvida se há ou não preferência, aconselha-se a deixar o outro carro passar para evitar um possível acidente. Se houver um pedestre, a preferência é sempre dele.

Quanto às ultrapassagens, elas devem ser feitas sempre pela esquerda. Essa é, inclusive, infração média, com multa e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso deixe de ser cumprida. Existe uma exceção, caso o carro da esquerda esteja sinalizando que entrará em uma garagem, por exemplo.

É importante entender o que é considerado uma ultrapassagem no código de trânsito. Basicamente, é o movimento de mudar de faixa para ultrapassar um carro em menor velocidade e retornar à faixa de origem. Não dar passagem na esquerda, quando solicitado, também é infração média, com a mesma multa e perda de pontos na carteira. Essa regra é válida mesmo se o carro de trás estiver acima da velocidade permitida.

Em dias de nevoeiro, a primeira medida a ser tomada é desacelerar e diminuir para uma velocidade que deixe o condutor mais seguro. Além disso, aumentar a distância entre o carro que está à frente é fundamental. Caso seja preciso, saia das faixas da esquerda que são as mais rápidas. O motorista pode se guiar também pelas faixas pintadas no asfalto, mas sem deixar de prestar atenção a quem está à frente. Lembrando que o pisca alerta só deve ser usado por veículos parados.

Em relação à distância segura entre veículos em estradas, o Código de Trânsito Brasileiro não estabelece uma distância mínima, mas andar muito próximo ao carro da frente é uma infração grave, com multa e cinco pontos na carteira de habilitação. Para saber qual a melhor distância do carro da frente, imagine a situação do condutor acionar os freios de repente, quanto tempo será preciso para parar também. Para isso, é preciso levar em consideração vários fatores como a velocidade do automóvel, o peso do veículo, o tipo do freio, além das condições do pavimento.

Dirigir na chuva com segurança depende de uma série de ações que começam inclusive antes de enfrentar tempestades. Por exemplo, é preciso ter os pneus e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado. Na hora do temporal, é necessário reduzir a velocidade, manter uma distância segura do carro da frente, acender o farol baixo e evitar freadas bruscas e curvas rápidas. Em caso de aquaplanagem, que é quando o pneu do carro perde o contato com o solo por causa de uma lâmina de água, o importante é não frear e nem mudar de direção, segurando firme no volante e tirando o pé do acelerador até recuperar o controle.

A melhor forma de ajustar os retrovisores do carro, é regular o banco do motorista para achar a posição mais confortável. Depois disso, basta abrir a visão dos retrovisores ao máximo e ir fechando o ângulo deles até que uma parte da traseira do carro apareça no reflexo. Se aparecer uma parte muito grande da lateral do carro é porque está aumentando o chamado ponto cego e o risco de acidentes.

Já o retrovisor interno precisa refletir a maior área possível do vidro traseiro. É bom evitar colocar no tampo do porta-malas objetos que atrapalhem a visão, como sacolas ou bolsas. O melhor é que não seja necessário ficar mexendo a cabeça ou o corpo para conseguir enxergar os reflexos.


Presídio feminino de Rio Pardo atenderá Cachoeira do Sul Anterior

Presídio feminino de Rio Pardo atenderá Cachoeira do Sul

Combate à violência sexual contra menores é tema de seminário Próximo

Combate à violência sexual contra menores é tema de seminário

Deixe seu comentário