CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Kits

IGP recebe maletas com material para auxiliar perícias

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Instituto Geral de Perícias (IGP) recebeu, nesta terça-feira, 5/4, 44 maletas contendo dez equipamentos específicos para o trabalho dos peritos. No total, foram investidos R$1,22 milhões para compor os kits que foram entregues aos Postos de Criminalística em Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto alegre, Santa Maria, Santo Ângelo e Santana do Livramento. As Seções de Incêndio, Elétrica e a Epatran - que atende acidentes de trânsito - do Departamento de Criminalística, também foram contempladas com os itens.

Para encontrar vestígios ocultos de sangue, sêmen ou impressões digitais, uma pistola de luz forense. Para medir distâncias, uma trena a laser fornece em segundos o espaço entre a freada e a posição do carro, por exemplo. Tudo acondicionado em uma maleta, igual as que aparecem em filmes e séries. Esses itens fazem parte do material doado para o IGP pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para aprimorar a elaboração de laudos e melhorar o atendimento em locais de ocorrências. Com os equipamentos, os peritos criminais poderão encontrar vestígios e indícios que podem se transformar em provas para a investigação de homicídios, latrocínios e feminicídios.

De acordo com a Diretora-Geral do IGP, Heloisa Kuser, as maletas profissionalizam ainda mais o atendimento. "São ferramentas importantes para que os peritos abordem a cena do crime da forma mais científica possível, valorizando cada vestígio que vai fazer parte da cadeia de custódia".

Em cada maleta contém medidor de tensão tipo caneta; laser pointer para trajetória balística; Inclinômetro analógico com base magnética; lupa iluminada 8 leds brancos e um led UV; lupa conta-fios dobrável; escala L articulada; trena laser; kit de luz forense Ultralite ALS One; marcadores numerados 1-100 com escala; amperímetro digital 1000V; parquímetro digital 150mm.


Projeto pretende ampliar acesso a armas de fogo Anterior

Projeto pretende ampliar acesso a armas de fogo

Cocaína traficada no RS é adulterada em até 100% Próximo

Cocaína traficada no RS é adulterada em até 100%

Deixe seu comentário