CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Assembleia Legislativa

Projeto quer instituir albergues prisionais para mulheres

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na reunião ordinária desta terça-feira, 9/8, o parecer favorável ao Projeto de Lei 103/2019, que institui a Política de Albergues Prisionais para Mulheres no Estado, de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB).

O projeto tem por objetivo equacionar a falta de vagas e a qualidade do atendimento para as detentas no sistema prisional do Estado, uma vez que, segundo o texto, "vem aumentando o número de mulheres presas, grande parte delas devido ao envolvimento com drogas. Parte expressiva, embora em períodos curtos, acaba destinada ao regime fechado, uma vez que o envolvendo com drogas caracteriza crime hediondo".

Os albergues terão como objetivo principal a reintegração social das detentas e deverão prover alimentação; assistência social; serviços médicos; orientação jurídica e capacitação profissional. Os locais também precisarão ser equipados com berçário, creche e espaço para filhos das detentas com idade de zero a 18 meses. Além disso, a administração dos albergues prisionais para mulheres poderá contar com a participação de entidades aptas e dispostas a participar de sua manutenção e gestão.

A principal razão pela qual o projeto foi criado veio acompanhada da informação que somente um número reduzido de detentas estão em penitenciária feminina. A maioria está em alojamentos e celas dentro de complexos masculinos. De 80 presídios com mulheres, apenas três são exclusivamente femininos, como determina a Constituição.

Dentre as justificativas do projeto também está a demora no julgamento dos processos e a superlotação das unidades prisionais "que agravam a situação nos presídios, com prejuízo acentuado para as detentas", conforme o texto.


Golpes via redes sociais poderão ser considerados estelionato Anterior

Golpes via redes sociais poderão ser considerados estelionato

Aprovada proposta que acaba com saídas temporárias de presos Próximo

Aprovada proposta que acaba com saídas temporárias de presos

Deixe seu comentário