Hipertensão
Anvisa cancela recolhimento da Losartana
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou, na manhã desta quarta-feira, 13/7, o recolhimento do medicamento losartana das farmácias. O remédio é utilizado para o tratamento de hipertensão. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
No final de junho, a Anvisa determinou a interdição desses medicamentos devido a presença da impureza "azido" em concentração maior que a permitida para garantir segurança ao produto. A liberação de agora acontece após a Agência receber dados da agência regulatória europeia, EMA, destacando que a substância não representa riscos para os usuários do medicamento.
Em comunicado, a Anvisa afirmou que a determinação de reconhecimento do remédio teve por objetivo preservar a saúde da população, "tendo em vista os dados disponíveis naquele momento". Segundo o órgão, desde o início foram feitas pesquisas para entender a toxicologia do medicamento, que é um anti-hipertensivo é uma das medicações para insuficiência cardíaca mais utilizados no Brasil.
Deixe seu comentário