CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Covid-19

Aprovada vacina de laboratório diferente para 2ª dose

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu nesta terça-feira, 14/12, informe técnico recomendando a intercambialidade entre vacinas para o esquema vacinal básico e para as doses de reforço na campanha de imunização contra a Covid-19. Pela norma, a 2ª dose do cidadão segue, preferencialmente, com imunizante do mesmo laboratório encontrado na primeira mas, por indicação médica ou indisponibilidade de estoque, fica autorizado o uso de vacina de outro fabricante, desde que respeitado o período recomendado pelo laboratório da primeira dose.

Em Cachoeira do Sul, por exemplo, tendo zerado a reserva de Coronavac para 2ª doses na manhã desta quarta-feira, 15/12, os usuários do SUS estão aptos a procurarem imunizantes da Pfizer, por exemplo, cujo estoque foi reforçado na última remessa do Governo do Estado. No caso dos pacientes que receberam a vacina Janssen (dose única), a orientação da SES é de que se priorizar uma dose de reforço com imunizante do mesmo laboratório (esquema vacinal homólogo) no intervalo mínimo de dois meses.

O informe traz ainda como recomendação que como doses de reforço para uma população acima de 18 anos de idade continuando, preferencialmente, da Pfizer, com autorização para uso dos demais laboratórios - Butantan / Coronavac, AstraZeneca / Fiocruz, Janssen / Jonhson & Jonhson. O documento está baseado na importância da realização do esquema de imunização completo por parte da população vacinável, assim como na transformação da dose de reforço para a população de 60 anos ou mais pela sua maior vulnerabilidade a internações hospitalares e óbitos por coronavírus. Neste contexto, o documento saliente o grupo de risco dos trabalhadores de saúde, pelo maior risco de exposição à doença. A vacinação contra a Covid-19 acontece nas nove unidades da rede municipal de saúde.

FALTA 1ª DOSE

Neste momento, não há na rede municipal de saúde doses para primeiras aplicações contra um Covid-19 para o público adulto (maiores de 18 anos). Como 1ª dose continua sendo aplicável no público adolescente, conforme remessa específica destinada pelo Governo do Estado.

Vigilância emite alerta epidemiológico Anterior

Vigilância emite alerta epidemiológico

RS começa a fazer vigilância genômica da febre amarela Próximo

RS começa a fazer vigilância genômica da febre amarela

Deixe seu comentário