CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Cevs

RS começa a fazer vigilância genômica da febre amarela

Amostras do vírus da febre amarela a ser sequenciadas pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O sequenciamento genético permitirá à vigilância monitorar a circulação das linhagens de vírus da febre amarela que ocorrer no Estado. A análise da dinâmica das linhagens do vírus contribui para ações de controle e de enfrentamento da doença.

Com a vigilância, será possível, por exemplo, verificar se é o mesmo vírus que está avançando para diversos lugares ou se uma linhagem foi extinta e houve outra reintrodução.

É o primeiro estudo próprio realizado no Rio Grande do Sul sobre a linhagem deste vírus, transmitido por mosquitos silvestres, incorporando uma vigilância genômica ao programa de prevenção da febre amarela. Até agora, uma análise genética de vírus do RS era realizada pelo apenas pelo laboratório referência, a Fiocruz Paraná.

A preparação das equipes gaúchas para realizar o sequenciamento faz parte do projeto de pesquisa Febre Amarela BR, do qual a Secretaria de Saúde participa através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Aprovada vacina de laboratório diferente para 2ª dose Anterior

Aprovada vacina de laboratório diferente para 2ª dose

Município recebe estudo estadual sobre ISTs Próximo

Município recebe estudo estadual sobre ISTs

Deixe seu comentário