CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Semana do Aleitamento Materno

Equipes do HCB orientam pais sobre aleitamento materno

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A equipe da unidade Materno Infantil do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) durante a semana repassa orientações às gestantes e familiares, com entrega de material informativo para os acompanhantes. A atividade é em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que tem como objetivo trabalhar e informar a importância do leite materno. No ano de 2022, o tema definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) é "Fortalecer a amamentação: educando e apoiando" com objetivo de fortalecer as redes de apoio como a família, amigos, empresas e sociedade em geral.

De acordo com o HCB, a amamentação é a ação isolada que mais reduz mortalidade infantil, pois possui todas as proteínas, açúcar, vitaminas e água que o bebê necessita para crescer saudável, além do alto poder anti-infeccioso pela ação das células de defesa da sua composição. Por ser o alimento mais adequado para o recém-nascido, pois tem todos os nutrientes necessários para uma saúde ótima, o leite materno é a principal fonte para segurança alimentar, evitando a desnutrição, sendo essencial para o desenvolvimento do lactente, até dois anos de vida ou mais.

Crianças alimentadas com leite materno tem melhores resultados nas atividades de aprendizado, graças as proteínas presentes no leite, importantíssimas para o desenvolvimento cerebral, gerando crianças mais inteligentes, com melhores desempenhos escolares e consequentemente adultos mais produtivos, com melhores empregos, promovendo combate à pobreza e crescimento da sociedade como um todo.

O ato de mamar confere ao bebê exercício dos músculos faciais e da língua, responsáveis pela respiração adequada e desenvolvimento da mandíbula para posterior mastigação e fala correta. Emocionalmente também, o leite materno supera todas as outras formas de alimentação para lactentes, pois o ato de levar o bebê ao colo da mãe para amamentar aumenta o vínculo entre os dois, o bebê fica mais calmo, sente-se mais seguro e a mãe com a certeza que está oferecendo para o seu bebê o alimento padrão ouro para crescimento e desenvolvimento.


Cachoeira vacina pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades Anterior

Cachoeira vacina pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades

Novo piso aos agentes de saúde será assinado nesta sexta Próximo

Novo piso aos agentes de saúde será assinado nesta sexta

Deixe seu comentário