CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Vacina contra a covid

Cachoeira vacina pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira, 15/8, a vacinação do segundo reforço contra a covid-19 para a população portadora de comorbidades a partir dos 18 anos. As doses estão disponíveis nos dez postos da rede municipal de saúde da zona urbana. As vacinas a serem utilizadas para a 4ª dose deverão ser dos laboratórios Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independente das doses aplicadas no esquema primário e no primeiro reforço.

As vacinações ocorrerão na Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central (INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), Estratégia de Saúde da Família (ESF) Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Ponche Verde, ESF Barcelos e ESF Bairro Tupinambá das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min. Na EAP Alto do Amorim será das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30mim somente vacinação covid-19: pediátrica, adolescentes e adulta.

Tendo em vista a relevância da imunização completa em adultos e o percentual de óbitos detectado entre este público-alvo ao longo de 2022, o Governo do Estado autorizou aos municípios operarem a nova instrução já com os estoques disponíveis, sem a necessidade de aguardarem repasses específicos de imunizantes.

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista serão imunizadas a partir dos 18 anos. As demais comorbidades a serem consideradas estão definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, tais como diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doenças neurológicas e renais crônicas, imunocomprometidos (transplantados, portadores e HIV e câncer), obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

O paciente precisa apresentar atestado médico, laudo ou receita de uso contínuo, de acordo com a patologia, ao comparecer às salas de vacinas. Conforme a normativa, estarão aptos a receberem as aplicações usuários com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço.

Mulheres gestantes ou puérperas entre 18 e 39 anos com comorbidades que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer ou AstraZeneca estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer. Em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o segundo reforço.


Vacina no Mercado aplicou mais de mil doses Anterior

Vacina no Mercado aplicou mais de mil doses

Equipes do HCB orientam pais sobre aleitamento materno Próximo

Equipes do HCB orientam pais sobre aleitamento materno

Deixe seu comentário