Vacina covid-19
Governo Bolsonaro deixou vencer 370 mil doses
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Por estarem fora da validade, 370 mil vacinas foram incineradas.
A gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro teve de incinerar 370 mil doses de vacina contra a covid-19 da AstraZeneca após as centenas de milhares de imunizantes vencidos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 26/1, pelo atual diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
O diretor afirmou, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que a gestão atual encontrou ao menos quatro imunizantes com risco de desabastecimento: BCG, hepatite B, vacina oral contra a poliomielite e tríplice viral.
Segundo ele a pasta encontrou estoque zerado de vacinas Pfizer Baby pediátrica e CoronaVac, o que impede a vacinação das crianças. Além disso, o estoque de vacinas bivalente, para iniciar a estratégia de vacina de reforço, “estava muito baixo, impedindo articulação e estruturação de uma política pública para a vacinação de nossa população”, esclareceu.
Conforme Gatti “o Brasil conseguiu consolidar as coberturas vacinais ao longo dos anos 90 e durante a década de 2000, mas a partir de 2016 a cobertura das principais vacinas do nosso calendário vacinal começou a cair gradativamente. Nós fechamos o ano de 2022 com baixas coberturas vacinais de praticamente todas as nossas vacinas”.
Deixe seu comentário