Astrogildo de Azevedo
Hospital de Santa Maria compra ‘robô cirurgião’
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Robô Da Vinci Xi é fabricado nos Estados Unidos.
Em um investimento milionário, o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo comprou o primeiro robô para cirurgias da região. O Da Vinci Xi deve chegar em março e, logo após a conclusão de treinamentos, ser utilizado para fazer operações em diversas especialidades médicas.
Segundo o diretor técnico do hospital, Gustavo Thomé, esse será o robô mais moderno do interior do Estado, igual ao usado na Santa Casa de Porto Alegre. O Da Vinci Xi permite que o médico faça a cirurgia comandando tudo por meio de câmeras e de moderno joystick. A principal vantagem é o nível de precisão da cirurgia, pois o robô permite que os movimentos sejam mais suaves e precisos, indo no ponto certo.
“Com essa maior precisão, fica menor o tempo de internação do paciente, pois é uma cirurgia menos invasiva, que vai diminuir efeitos colaterais, com menor sangramento, menos dor e menos e complicações. É um equipamento que vai fazer o Caridade fazer frente aos melhores hospitais do mundo” diz Thomé.
O robô será utilizado em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, como urológicos (em especial câncer de próstata), cirurgia bariátrica, toráxica, colo retal, oncológica de cabeça e pescoço, ginecológica e de hérnia de parede abdominal, entre outras.
O robô é importado dos Estados Unidos e já é usado em cidades como Porto Alegre e deve chegar também a Caxias do Sul, Passo Fundo e Novo Hamburgo.
A instituição não divulgou o valor do investimento. Sabe-se que a versão mais completa do equipamento custa R$ 15 milhões.
Deixe seu comentário