Pró Saúde
Ministério reforça cuidados com a saúde da população negra
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
No Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, lembrado nesta última terça-feira, 27/10, o Ministério da Saúde reforçou as orientações de promoção da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A orientação é para os profissionais de saúde sobre assistência adequada aos principais agravos que acometem os cidadãos negros e firma compromisso no combate às desigualdades do serviço público de saúde.
Criada em 2009 e reformulada em 2014, a normativa orienta profissionais e gestores de saúde sobre as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns entre a população negra. É o caso da anemia falciforme, diabetes mellitus (tipo II), hipertensão arterial e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, que resulta na destruição dos glóbulos vermelhos e leva à anemia hemolítica.
A diretriz também reafirma as responsabilidades de cada esfera da gestão do SUS federal, estadual e municipal, para efetivação das ações, garantindo ao acesso aos serviços de saúde pela população negra de forma oportuna e humanizada.
Deixe seu comentário