Plenária
Plano Estadual de Saúde 2020-2023 é apresentado ao Controle Social
Divulgação/SES imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A versão final do Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023 foi apresentado na 14ª Plenária Ordinária do Conselho Estadual da Saúde (CES) para análise e deliberação do texto. A plenária foi realizada de forma virtual, na tarde desta quinta-feira, 22/10, e contou com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
A secretária agradeceu aos membros do conselho pela "qualidade das análises feitas pelas comissões sobre a proposta encaminhada pela SES". Instrumento de planejamento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), o documento contém 113 metas, as quais a secretária considera "factíveis e possíveis de serem realizadas". Arita frisou que "o Plano Estadual de Saúde deve ser executado em conjunto com hospitais, gestores municipais e com o monitoramento do controle social".
O PES traz informações sobre indicadores demográficos, socioeconômicos, epidemiológicos e sobre a capacidade instalada e a cobertura da Rede de Atenção de Saúde, em todas as regiões. Sua elaboração contou com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), de técnicos e gestores municipais e estaduais.
O cenário dos transplantes e a situação da tuberculose no Rio Grande do Sul também foram temas apresentados por representantes das áreas técnicas da Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), durante a 14ª plenária do CES.
Deixe seu comentário