Câncer de útero
Pesquisa revela maior eficácia do teste HPV para detecção de câncer
Thomaz Marostegan/Unicamp imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp), comprovou que o teste de HPV baseado no DNA é mais eficaz para diagnóstico do câncer de colo de útero do que o conhecido exame de papanicolau. A detecção da doença nas mulheres que fizeram o teste de DNA-HPV foi antecipada em 10 anos.
O resultado foi obtido após uma demonstração feita na cidade de Indaiatuba (SP), que substituiu o exame papanicolau pelo teste nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para viabilizar o comparativo.
Foram feitos 16.384 testes de DNA-HPV entre outubro de 2017 a março de 2020. Os resultados foram comparados com 20.284 exames de papanicolau feitos na cidade antes da sua substituição.
Os realizadores da pesquisa explicaram que por ter menor capacidade de detecção, o papanicolau pode dar à paciente um diagnóstico de normalidade mesmo que ela tenha alterações. Já o DNA-HPV é mais ágil, e sensível a alterações pré-câncer (que ainda não são a doença, mas podem vir a ser), o que permite a detecção antecipada.
O diagnóstico antecipado garante muito mais chances de cura e também torna mais barato o tratamento, tanto para a paciente quanto para o sistema de saúde.
Deixe seu comentário