CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Em 2025

Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS

Reprodução Fiocruz imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Imunizante inédito está sendo desenvolvido pela Fiocruz.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluirá, nos próximos meses, o processo de produção da vacina Schistovac contra esquistossomose, que deverá estar disponível para o Sistema Único de Saúde (SUS) no final de 2025.

Esta é a primeira vacina do mundo contra essa doença parasitária que é considerada negligenciada. O nome é derivado do Schistosoma mansoni, verme causador da esquistossomose na América Latina e na África.

A vacina é um projeto antigo da Fiocruz que está chegando à fase final este ano, destacou, na segunda-feira, 12/6, em entrevista à Agência Brasil, a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fiocruz Miriam Tendler. A vacina inédita está sendo desenvolvida e será patenteada pelo IOC/Fiocruz.

O projeto entrou em fase clínica entre 2010 e 2011. Até agora, foram feitos cinco testes clínicos importantes. As fases um e dois foram realizadas no Brasil em área não endêmica, após processo regulatório na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Depois, os testes clínicos da fase dois passaram a ser feitos em uma estrutura do Senegal, ligada ao Instituto Pasteur de Lille, na França, e localizada em uma área endêmica daquele país africano. Os testes foram realizados primeiro em adultos e, depois, em crianças. Agora, encerrada a parte de campo, está sendo realizado o processamento de dados.

Anvisa aprova primeiro medicamento injetável para prevenção do HIV Anterior

Anvisa aprova primeiro medicamento injetável para prevenção do HIV

Estado tem 43 óbitos por dengue em 2023 Próximo

Estado tem 43 óbitos por dengue em 2023

Deixe seu comentário