Covid e Influenza
Vacina no Mercado aplicou mais de mil doses
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Programa Vacina no Mercado, criado pela Secretaria Municipal da Saúde com a proposta de ampliar a cobertura vacinal da população no comércio da cidade, distribuiu 1 007 doses de vacinas contra a covid-19 e Influenza em 11 estabelecimentos comerciais. A campanha, que encerrou na última sexta-feira, 12/8, passou por três semanas de atividades.
Nos mercados, a proposta do secretário municipal da saúde foi facilitar o acesso aos imunizantes para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante suas rotinas. "Aproveitamos a concentração de público a nosso favor, oferecendo nestes locais a possibilidade de os consumidores cuidarem da saúde enquanto faziam suas compras, em um local especialmente preparado pelas equipes da Saúde", destaca o secretário Marcelo Figueiró.
Agora, a equipe e recursos foram cedidos para a iniciativa focada nas escolas de educação infantil, onde os servidores da pasta irão revisar a situação vacinal dos alunos e estimular a imunização contra a poliomielite e a atualização das cadernetas de vacinação.
A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta terça-feira, 16/8, um roteiro que inclui dez estabelecimentos de ensino com o objetivo de averiguar a situação vacinal dos alunos e estimular a imunização contra a poliomielite e a atualização das cadernetas de vacinação. A iniciativa, que conta com a colaboração da Secretaria Municipal da Educação, foi motivada pelos índices aquém do esperado na cobertura vacinal, divulgados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI WEB).
Em meio à campanha nacional de multivacinação, que se estende até o próximo dia nove de setembro em todo o país, a meta do secretário da saúde, Marcelo Figueiró, é divulgar o Dia D, a realizar-se no próximo sábado, 20 de agosto, e estimular os pais e responsáveis a levarem as crianças até os postos de vacinação.
Em contato com as secretarias das escolas, a equipe da Saúde vai avaliar a documentação dos alunos e apurar a situação vacinal de cada um. Numa etapa seguinte, as famílias dos alunos com imunizantes em atraso serão acionadas pelas direções das escolas e orientadas a buscarem imediatamente a imunização. O Dia D da Multivação acontecerá das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, nas salas de vacinas das EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Carvalho, ESF Noêmia e ESF Bairro Tupinambá.
Deixe seu comentário