Carlos Dreyer
CACHOEIRA S/A
"As empresas prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada."
Philip Kotler
Descumprir a lei não é opção
Não cabe ao prefeito mandar não cumprir uma lei porque tem opinião diferente do que está escrito nela. Se uma lei está errada, que se faça nova lei para ser aprovada pelos vereadores. Não é opcional descumpri-la. Agora, como o editor desta página não tem formação jurídica, vamos esperar a manifestação de quem a possui para verificar o que acontece com quem tem cargo ou função pública e não cumpre a lei, apesar de saber dos fatos.
A coluna pode divulgar a legislação a respeito, como está fazendo o Sindilojas Vale do Jacuí, cumprindo sua missão de defender os comerciantes estabelecidos e pagadores de impostos.
Decreto nº 126/2004, que altera o artigo 3º do decreto Municipal nº 176, de 29 de junho de 2001:
Art. 3º Fica estabelecido com único local para o exercício do comércio ambulante e atividades afins, o espaço compreendido entre a Rua Ernesto Alves e a Rua Francisco Gama, como delimitado.
Ou seja, o camelódromo na Praça Honorato é o único local onde o comércio ambulante está autorizado a funcionar em Cachoeira do Sul. Com a palavra, as autoridades competentes, atuais e futuras.
13º: brasileiros gastarão mais com presentes do que com dívidas
Mesmo com o cenário de pandemia, retração econômica e redefinição das relações de trabalho, o 13º salário dos brasileiros terá entre os principais destinos a compra de presentes de fim de ano e gastos com as comemorações de Natal e Ano Novo.
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º salário para comprar presentes de Natal e 21% gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo. Enquanto 30% pretendem economizar e 21% pagar contas básicas da casa.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que mesmo em um cenário de insegurança econômica, os setores de comércio e serviço sempre esperam que parte dos recursos do benefício se revertam em compras.
"Tradicionalmente o brasileiro utiliza parte do seu 13º para as compras dos presentes de Natal e para as comemorações das festas de final de ano. Mesmo em um momento atípico, como da pandemia, que acarretou desemprego e insegurança, boa parte dos brasileiros deverão priorizar as compras em dezembro, o que trará uma importante movimentação para a economia do país", afirma Costa.
A pesquisa da CNDL também mostra que 54% dos entrevistados pretendem fazer bicos ou outras atividades para garantir um dinheiro extra neste fim de ano e, assim, garantir as compras de presentes.
Segundo o presidente da CNDL, o varejista deve se preparar para negociar e oferecer boas condições de pagamentos e descontos, ao mesmo tempo que o consumidor deve se programar para se organizar e não comprometer suas finanças.
"O consumidor deve definir um teto de gastos, priorizar as lembrancinhas e fazer muita pesquisa para evitar endividamentos e garantir que faça um bom negócio. O orçamento do início do ano normalmente já é apertado por causa dos pagamentos de impostos como IPTU e IPVA, por exemplo", explica José César da Costa.
Para Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, a utilização do 13º salário para compra de presentes deve ser feita com cautela, para evitar endividamentos e não sobrecarregar o orçamento.
"O cenário de incertezas deve servir de alerta para o consumidor, já que a crise gerada pela pandemia deverá acompanhar os brasileiros no próximo ano. O ideal é fugir de parcelamentos longos para não sobrecarregar as contas de início de ano. A dica é pesquisar preços e negociar descontos a vista", destaca Merula Borges.
METODOLOGIA
Público alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal. Pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. Data de coleta dos dados: 14 a 20 de outubro de 2020.
DIRETAS S/A
- A confirmação do nome do presidente do Sindicato Rural como futuro secretário municipal da Agricultura é boa notícia do prefeito eleito. Há muito tempo as entidades empresariais estavam longe do poder.
- Facebook é processado e pode ser obrigado a vender Instagram e WhatsApp. Processo gira em torno das aquisições do Facebook, particularmente a compra do Instagram por US$ 1 bilhão em 2011.
-Airbus quer ter aviões comerciais movidos a hidrogênio em 5 anos. O projeto da maior fabricante de aviões do mundo é atualmente a melhor chance de obter um voo que não polua o planeta, informa a Exame.
- O Gol, da Volkswagen, que liderou o mercado brasileiro por 27 anos, neste ano ganhou força e está disputando a quarta posição entre os mais vendidos.
O líder é o Onix (GM), seguido por T-Cross (VW), HB20 (Hyundai) e Ka (Ford).
Deixe seu comentário