CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

iipc

Custos de Produção acumulam alta de 26,91% em 12 meses

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Com o intuito de contribuir com a compreensão da evolução dos custos de produção e também dos preços recebidos pelo produtor rural do Rio Grande do Sul, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul divulgou ontem, 30/8, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) e o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR). O primeiro visa apurar a variação no custo de produção e o segundo apurará as variações dos preços recebidos pelos produtores.

O IICP do agronegócio gaúcho registrou uma alta de 26,91% no acumulado em 12 meses. O resultado é o maior da série histórica que teve início em 2010. O IIPR também teve elevação no período, atingindo 38,66%.

Em julho, o IICP teve forte elevação de 4,71% em relação a junho. O principal fator que influenciou a alta foi a taxa cambial que refletiu no aumento do preço dos fertilizantes. Desde o início do ano, os custos de produção apresentaram altas consecutivas. No ano, o acumulado do indicador é de 22,92%, enquanto o IPCA ficou em 4,76%.

Já o IIPR de julho apresentou a segunda queda consecutiva no ano. Uma variação de - 2,75% em relação ao mês anterior. Mesmo com a retração no mês, os preços continuam em patamares superiores ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Sistema Farsul, uma série de fatores contribuiu para a elevação dos preços em 2020, como a seca - que refletiu em menor oferta interna de produtos agrícolas -, a desvalorização cambial, e o aumento da demanda por alimentos em função do Auxílio Emergencial. Com exceção da estiagem, todos estes fatores seguem presentes na conjuntura de 2021 e, por essa razão, os preços mantém a trajetória de valorização.


PIB da agropecuária tem maior queda desde 2019 Anterior

PIB da agropecuária tem maior queda desde 2019

Começa prazo para entrega da declaração do ITR Próximo

Começa prazo para entrega da declaração do ITR

Deixe seu comentário