CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

A partir de 1/9

MEIs terão a NFS-e bloqueada no site da Prefeitura em setembro

Os prestadores de serviço que se enquadram como empresa Microempreendedor Individual (MEI) ganharam mais tempo para se enquadrar na nova forma de emissão de nota fiscal, mas o prazo encerra em 1º de setembro.

A nova forma de emissão de nota atende a Resolução do CGSN 169/2022 (do Comitê Gestor do Simples Nacional). A emissão de NFS-e para estas empresas até este período pode ser feita através do portal da Prefeitura de Cachoeira do Sul. A partir de 1º de setembro, o acesso ao site da Prefeitura para isso será bloqueado e a emissão deve ser feita apenas pelo Portal do Simples Nacional.

Os microempreendedores vêm sendo informados desde o início do ano sobre essa troca. Cada vez que eles entram no portal para emissão de uma NFS-e, ele recebe uma mensagem informando a data limite. Para acessar o novo sistema é preciso entrar no Portal do Simples Nacional e fazer o cadastramento necessário. Os microempreendedores que não conseguirem acessar sem auxílio, devem procurar o seu contador.

A Secretaria Municipal da Fazenda de Cachoeira do Sul estima que, atualmente, cerca de 2 mil MEIS emitem NFS-e frequentemente. Por isso, é preciso ter atenção com o prazo limite. A orientação é para que os empresários busquem nos próximos dias acessar o novo sistema ou auxílio para isso pois, a partir do dia 1º de setembro, não será mais possível acessar o site da Prefeitura para este fim, e isso poderá gerar transtornos para quem não se adequar antecipadamente.

“Isso acontecerá por força de lei. Não há o que fazer para mudar isso. Por esse motivo é apresentada esta mensagem ao empreendedor a cada emissão de nota para que ele não se esqueça de que é necessário fazer essa migração para Portal Simples Nacional”, explica o fiscal fazendário, Ismael Menezes.

Feira Livre tem espaços disponíveis para novos expositores Anterior

Feira Livre tem espaços disponíveis para novos expositores

Isenção federal para comércio eletrônico entrou em vigor Próximo

Isenção federal para comércio eletrônico entrou em vigor

Deixe seu comentário