CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

STF

Convocada sessão extra para analisar ação sobre taxa do Enem 2021

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, convocou sessão virtual extraordinária do Plenário, entre quinta e sexta-feira, 2/9 e 3/9, para julgamento de medida cautelar em uma Arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) sobre o Enem. A ação questiona parte do edital do Ministério da Educação (MEC) referente à isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

O Ministro atendeu a um pedido do relator da ação, ministro Dias Toffoli, para levar ao colegiado, em caráter de urgência, o julgamento da medida cautelar requerida pelos autores da ação, partidos políticos e entidades estudantis. O pedido de abertura de sessão extra deve-se à proximidade das datas das provas do Enem 2021, marcadas para 21 e 28 de novembro.

Os autores da ADPF questionam a exigência de que os estudantes que faltaram ao Enem 2020 apresentem documentos que justifiquem a ausência para que tenham direito à isenção da taxa de inscrição no exame deste ano. A condição imposta aos estudantes está prevista nos itens 1.4 e 2.4 do Edital 19/2021 do MEC.

Devido a necessidade de celeridade processual, Toffoli também determinou a intimação, com urgência, do MEC, do advogado-geral da União e do procurador-geral da República para se manifestarem, se for de interesse, antes do julgamento da cautelar. O relator abriu ainda a possibilidade de apresentação de sustentação oral aos advogados e procuradores até o início da sessão virtual, que terá início à 0h de 2/9 e término às 23h59 de 3/9.

Ajuizaram a ADPF 874 o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), a Rede Sustentabilidade, o Partido Verde (PV), o Cidadania, o Solidariedade e as entidades Educafro, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Nacional dos Estudantes (UNE).


Após atos de vandalismo Justiça suspende torcidas do Grêmio Anterior

Após atos de vandalismo Justiça suspende torcidas do Grêmio

Crianças poderão ser registradas com sexo ignorado na DNV Próximo

Crianças poderão ser registradas com sexo ignorado na DNV

Deixe seu comentário