CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Militares

STF mantém regra que pune militar por críticas a superiores

reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Julgamento é motivado por ação protocolada pelo PL em 2017.

Nesta quarta-feira, 12/4, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para manter a punição a militares que fizerem críticas a superiores hierárquicos. Até o momento, sete ministros se manifestaram para manter a regra, que está prevista no Código Penal Militar.

O caso é julgado pelo plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento deve ser encerrado às 23h59.

O julgamento é motivado por uma ação protocolada pelo PL em 2017. Na ação, o partido pediu que o Artigo 166 fosse considerado não recepcionado pela Constituição de 1988 com base garantia da liberdade de expressão. A norma é de 1969.

O texto prevê pena detenção de dois meses a um ano para o militar que, sem licença, publicar documento oficial ou criticar publicamente ato de seu superior. Ao analisar o caso, o relator da ação, ministro Dias Toffoli, afirmou que o dispositivo é compatível com as normas constitucionais por preservar os princípios da hierarquia e disciplina.

“A norma pretende evitar excessos no exercício à liberdade de expressão que comprometam a hierarquia e a disciplina internas, postulados esses indispensáveis às instituições militares, e, assim, em última análise, impedir que se coloquem em risco a segurança nacional e a ordem pública, bens jurídicos esses vitais para a vida em sociedade”, destacou o ministro.

Acompanharam o relator os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, André Mendonça, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

CNJ reserva 5% das vagas de trabalho no Judiciário para mulheres Anterior

CNJ reserva 5% das vagas de trabalho no Judiciário para mulheres

STF forma maioria para derrubar prisão especial para quem tem curso superior Próximo

STF forma maioria para derrubar prisão especial para quem tem curso superior

Deixe seu comentário