6ª edição
Semana do Ministério Público de Cachoeira do Sul ocorre nos dias 17 e 18
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) em parceria com o curso de Direito da Ulbra promove, nos dias 17 e 18 de outubro, a sexta edição da Semana do Ministério Público de Cachoeira do Sul. Com o apoio do Ministério Público do Estado e da Fundação Escola do Ministério Público (FMP), o projeto teve a sua última edição no município em 2019 e retorna com um ciclo de palestras que abordará temas jurídicos contemporâneos e complementares à matriz curricular dos estudantes.
Para a abertura do evento, na noite de 17/10, está prevista a palestra “Por que o Ministério Público é fundamental para a sociedade?”, ministrada pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. Em seguida, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), Alessandra Moura Bastian da Cunha, falará sobre “O Ministério Público e o acolhimento de vítimas”.
Na segunda noite, 18, serão apresentadas as palestras “Os desafios do combate ao cibercrime no Brasil”, do promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Junior, e “Tribunal do Júri e eficácia acusatória”, do promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim.
Organizador do evento no município, o promotor de Justiça Leonardo Giron celebra a retomada do projeto junto à Ulbra de Cachoeira do Sul e destaca o qualificado time de especialistas que se apresentarão nos dois dias. “Estamos muito felizes em anunciar o retorno deste tradicional projeto à cidade. Será a primeira edição pós pandemia e contará com expoentes membros da Instituição como palestrantes que abordarão temas muito agregadores à formação dos futuros operadores do Direito”, ressaltou.
Natural do município, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, comemorou o retorno do evento à cidade e agradeceu os promotores de Justiça locais por liderarem a articulação que tornou possível o resgate da parceria com a Ulbra. “É com muita alegria que recebemos a notícia da retomada em Cachoeira do Sul, uma vez que desde o início da pandemia houve a descontinuidade da Semana do Ministério Público no município. Cumprimento os colegas da Promotoria de Justiça local Leonardo Giron, Davi Lopes Rodrigues Júnior, Débora Jaeger Becker e Marina da Silva Lameira pela iniciativa de trazer novamente o projeto para a região”, destacou o dirigente.
Sobre o projeto
A Semana do Ministério Público é um tradicional evento promovido pela AMP/RS desde 1985, que tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público, o corpo acadêmico e a sociedade.
Realizado anualmente, o evento teve a primeira edição realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, e desde então tem sido replicado nas principais universidades do Estado. Neste ano, o projeto já passou pelas cidades de Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, São Borja, São Luiz Gonzaga, Taquara e Torres.
Deixe seu comentário