Pandemia
Comitiva pede ao Estado manutenção das UTIs Covid no município
Divulgação / SES imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, se reuniu nesta terça-feira, 8/2, com uma comitiva cachoeirense com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). No encontro, foi discutida a situação dos leitos da UTI Covid que correm risco de extinção devido ao fim do custeio.
Atualmente, o hospital conta com 20 leitos de UTI, dos quais dez são destinados a pacientes com covid e os demais são de UTI geral. De acordo com o secretário Marcelo Figueiró, durante a audiência, foi formalizado à secretária Arita o pedido de manutenção destes leitos pelo Governo do Estado por um prazo de mais seis meses, período no qual o HCB se comprometeu a construir uma UTI nova em sua estrutura.
A titular da Saúde garantiu que virá a Cachoeira do Sul na próxima semana para uma vistoria nas dependências do hospital. "Esses leitos são de interesse público para a região e o Estado", disse Arita.
Na visita ao município, a secretária deve vir acompanhada do deputado estadual Gabriel Souza (MDB), responsável por agendar a reunião. "Considero de extrema relevância que as vagas sejam mantidas, tendo em vista o comprometimento do hospital neste pleito. Uma região de 200 mil habitantes não pode perder esses 10 leitos de UTI num momento como esse", ponderou o deputado.
O Governo Federal é quem financia os leitos das UTIs Covid. Havia uma previsão inicial do Ministério da Saúde de suspender esse custeio a partir de 1º de fevereiro. Esta data foi alterada por meio de uma portaria ministerial para o dia 28 deste mês após pressão dos governadores.
Deixe seu comentário