Equipamentos
Polo vai sugerir desoneração para incentivar irrigação de lavouras
O presidente do Poder Legislativo gaúcho, deputado estadual Ernani Polo (PP) anunciou que irá sugerir ao governador Eduardo Leite (PSDB) que estude a possibilidade de desonerar equipamentos utilizados na irrigação de lavouras. A ação se baseia nos prejuízos que vem sendo registrados pelos produtores por conta da estiagem que assola o Estado neste ano e visa incentivar a irrigação.
Outra recomendação será reduzir tributos sobre os combustíveis nas localidades onde se faz uso desses produtos por causa da ausência de energia elétrica. O objetivo é reduzir custos e viabilizar a ampliação da irrigação neste momento de crise no campo.
"É uma situação triste. Estamos fazendo interlocução com as instituições financeiras para tentar, pelo menos, a liberação para utilizar o que resta de massa verde para a alimentação do gado, mesmo sendo de baixa qualidade. Amenizaria um pouco, mas não resolve. O problema é gravíssimo. O milho já está totalmente comprometido. Não tem mais como recuperar, mesmo chovendo", comentou Polo.
"A vida do homem do campo é assim. Você planta, faz todo o trabalho, e quando falta chuva não tem outra alternativa. Precisamos avançar na irrigação. Quando fui secretário da Agricultura, lutamos muito, mas temos de avançar: desburocratizar, retirar tributos dos equipamentos para melhorar a irrigação e amenizar os momentos de falta de chuva. A realidade de Nova Candelária é a mesma de praticamente todo o Rio Grande do Sul", afirmou o presidente da Assembleia, que também pedirá apoio do governo do Estado para o fornecimento de sementes aos produtores afetados pela falta de chuvas.
Deixe seu comentário