Vacina contra a covid
Prefeito anuncia vacinação para profissionais da educação
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O prefeito José Otávio Germano (PP) anunciou ontem, 7/6, a vacinação contra a covid-19 para professores, funcionários que trabalham em ambiente escolar e motoristas de transporte escolar. A aplicação começa hoje, 7/5.
A vacinação alcançará cerca de dois mil profissionais em escolas municipais, estaduais e privadas, nos níveis infantil, fundamental e médio, e será organizada a partir de listas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação, pelas escolas estaduais e privadas.
O anúncio do prefeito aconteceu durante reunião com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, do Sindicato dos Professores Municipais, do Cpers-Sindicato, da 24ª Coordenadoria de Educação, representação de escolas privadas, Secretaria de Saúde, Procuradoria Jurídica e Câmara de Vereadores.
"Seria injusto com a sociedade cachoeirense a volta às aulas sem a vacinação de todos os profissionais da área da educação. A vacinação gerará tranquilidade e segurança para quem ensina e para quem manda seus filhos para escola", disse Germano na ocasião.
A atitude do prefeito foi elogiada pelos representantes das escolas.
Amparo legal
O secretário de Governo e procurador-geral do município, Hélio Garcia Junior explica que a medida tem amparo legal e não fere as diretrizes do Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Imunização (PNI). "Não estamos alterando a ordem de prioridades emanada pelo Governo Federal, mas vamos avançar nos grupos, pois, temos doses para isso", diz.
Outro ponto que merece destaque é que a imunização não depende de novos envios de imunizantes, visto que as doses já estão no município. Conforme levantamento da Secretaria da Saúde, o município tem cerca de quatro mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz disponíveis em estoque.
A Lei Municipal 4.731, de 22 de abril de 2021, de autoria do Executivo e aprovada por unanimidade pelos vereadores, estabelece, em caráter excepcional e extraordinário, prioridade de vacinação contra a covid-19 aos servidores públicos e trabalhadores da Educação. A decisão é amparada ainda na Portaria nº 863/2021, assinada ontem pelo Prefeito, que determina a vacinação dos profissionais da área da educação.
Aplicação
A aplicação ocorrerá no drive thru montando no Parque da Fenarroz a partir das 7h. Além dos profissionais da educação, serão vacinados portadores de comorbidades, que tiveram idade ampliada para a partir de 18 anos. O prefeito José Otávio também pediu que o Siprom seja um ponto de vacinação neste sábado. Durante o dia, a Secretaria Municipal da Saúde divulgará mais detalhes da vacinação.
Deixe seu comentário