Eleições 2020
TSE emite alerta sobre comunicado falso de 'voto em casa'
A Justiça Eleitoral divulgou nota esclarecendo a respeito de um comunicado falso que passou a circular em redes sociais e aplicativos de mensagens a respeito da possibilidade de o eleitor se cadastrar em um site para votar em casa, por meio do celular, como substituição ao voto presencial.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse que o comunicado é falso e que todos os anos, especialmente nos anos eleitorais, chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens de e-mail ou via aplicativos de smartphones com mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial.
Essas mensagens oferecem um link de origem duvidosa, que convidam o cidadão a clicar para saber mais detalhes. Contudo, elas são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes.
Ainda de acordo com o TSE, em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, confira sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral - TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
SOS Eleitor
A Justiça Eleitoral gaúcha está prestando atendimento aos eleitores por meio do serviço SOS Eleitor. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ligar para o número 148. O canal de comunicação é destinado a esclarecer as dúvidas dos eleitores sobre questões relacionadas ao local de votação, título de eleitor, justificativa, entre outros assuntos.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O horário de funcionamento no sábado, 14/11, será das 10h às 19h e no domingo, 15/11, data do pleito, será das 6h às 17h. Todas as chamadas realizadas no Rio Grande do Sul terão o custo de uma ligação local.
Deixe seu comentário