Vacina contra a covid
SES orienta grávidas e puérperas a não tomar vacina Janssen
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul orientou os municípios para não aplicar a vacina da Janssen, (Johnson & Johnson) em grávidas e puérperas. De acordo com a SES, o Ministério da Saúde contraindica vacinas de vetor viral para esse público, que é o caso da Janssen.
Até o momento, segundo o painel que monitora a vacinação no RS, cinco gestantes e oito puérperas foram imunizadas com o imunizante da Johnson & Johnson. A primeira remessa da Janssen chegou ao estado no dia 24 de junho.
Em maio, a Anvisa recomendou a suspensão da aplicação da vacina Oxford/Astrazeneca em gestantes. O texto orientava que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país". No entanto, a Anvisa não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
A Secretaria da Saúde do RS informou que aguarda novas orientações do PNI para completar o esquema vacinal das gestantes que receberam a 1ª dose da vacina de Oxford/Astrazeneca.
Deixe seu comentário