Carlos Dreyer
CACHOEIRA S/A
"Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter."
James Hunter
Mercopar 2020 deve estimular a retomada econômica da indústria
Confirmada para ocorrer de forma presencial e com todas as normas de segurança contra a Covid-19 nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a 29ª edição da Mercopar - Feira de Inovação Industrial, ocorrerá no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. Promovida pelo Sebrae RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), esta é uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, um espaço de geração de relacionamento e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. A visitação durante os três dias é gratuita mediante credenciamento online em bit.ly/CredenciamentoMercopar, evitando aglomerações no evento e atendendo ao protocolo previsto em decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.
De acordo com o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry, a realização da feira, com atenção aos protocolos exigidos pelo cenário atual, é de extrema importância para o setor e um compromisso com a indústria gaúcha e nacional. "Com inovação e criatividade, iremos implementar um ambiente seguro para a geração de negócios e incentivo à economia pós-pandemia. Esta é a nossa contribuição para a sociedade gaúcha, pois acreditamos na Mercopar e no seu potencial de alavancar negócios entre expositores e toda a cadeia produtiva do setor", ressalta.
Salão de Negócios
Com o objetivo de gerar conexões entre empresas para novos negócios, o Salão de Negócios acontecerá durante os três dias do evento, das 14h às 19h, e contará com três ações paralelas, tanto presenciais, quanto virtuais. Já tradicional no Salão, o Projeto Comprador Presencial aproxima grandes empresas, expositores e micro e pequenas organizações atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das participantes em reuniões pré-agendadas de 15 minutos. A novidade de 2020 está nas ações digitais como o Projeto Comprador Digital, que permitirá às empresas que não puderem estar presencialmente realizar conexões a distância com compradores nacionais. As inscrições estão abertas até o dia 28 de outubro por meio do site www.mercopar.com.br/salao-de-negocios.
Também de forma inovadora, a Fiergs, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), promove o Encontro de Negócios Internacional. Com a presença de mais de 30 importadores da América Latina, oferecerá oportunidades de exportação para as empresas locais através de uma plataforma de matchmaking virtual, proporcionando aos participantes agendas de negócios de 30 minutos com importadores da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru e México, das 10h às 19h.
Salão de Inovação
O Salão de Inovação é um espaço conceito criado para disseminar conteúdos sobre desenvolvimento tecnológico aplicado à indústria e gerar oportunidades de negócios inovadores entre empresas. Para isso, contará com extensa programação que reúne talks, oficinas, exposição de tecnologias, desafios de Startups e demonstração interativa.
A novidade de 2020 é a possibilidade dos visitantes interagirem com alguns equipamentos e absorverem conteúdos a partir disso, além da exposição de tecnologias com pequenas empresas inovadoras. Entre as inovações destacam-se: Inteligência Artificial, blockchain, big data e analytics, drones, robotização, realidade estendida e virtual, gamificação, de eficiência energética, e assistentes virtuais e de voz. Para promover a conexão entre Startups, investidores e grandes empresas, o evento contará com o Sebrae Like a Boss - um desafio de pitches de Startups para uma banca de investidores e especialistas, gerando oportunidade de investimentos, e do matchmaking - para criar oportunidades de negócios e de projetos inovadores que possam ser desenvolvidos.
Para mais informações, acesse o site www.mercopar.com.br e as redes sociais em @mercopar.
Os produtos mais desejados na Black Friday
A Black Friday já é um dos eventos mais aguardados pelos consumidores para comprar produtos em promoção ou com descontos atrativos. Com a proximidade da data, que este ano acontece no dia 27 de novembro, alguns itens já são apontados como os preferidos pelos futuros compradores. De acordo com a pesquisa Black Friday 2020, elaborada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, 68% dos entrevistados disseram ter o costume de fazer compras nesta data. Entre eles, 42% têm planos de comprar neste ano. Entre os que não sabem (35%) ou não pretendem comprar (23%), 8 em cada 10 mudariam de ideia se pudessem ajudar a manter empregos.
Em relação aos que pretendem fazer compras, 65% dizem que querem comprar algo para se presentear. Já 51% querem priorizar marcas que fizeram algo positivo na pandemia. A maior parte, 55%, também relatou que utilizará canais físicos e digitais para as compras. Outros 29% pretendem comprar exclusivamente pela internet e 16% somente em lojas físicas.
"A Black Friday, geralmente, é um momento de vendas de produtos de alto desejo e alto valor agregado. Por isso eletrônicos como televisão, home theater e até smartphones e acessórios são os mais procurados. Os consumidores acabam trocando ou comprando novos, por um preço mais acessível", explica Felipe Dellacqua, sócio da Vtex, plataforma de soluções em comércio eletrônico. Segundo ele, a televisão é o produto mais vendido durante a Black Friday e os eletrônicos são responsáveis por quase metade das vendas nesse período. Em seguida, estão os smartphones e produtos de informática.
Já a telefonia celular é muito impulsionada pelos lançamentos que ocorrem sempre nos meses de setembro e outubro, pensando nesses eventos, como Black Friday e Natal. "Além disso, o brasileiro gosta muito de comprar smartphone", conclui Dellacqua.
RÁPIDAS S/A
- Rede Tischler de Supermercados anuncia para o dia 4 novembro a reinauguração da filial da Rua Conde de Porto Alegre, com renovação do mix de produtos, novo layout de loja e outras modernidades.
- Facebook anunciou que o WhatsApp Business passará em breve a ter vendas diretamente pelo app e a cobrar pelos serviços.
- Centro de Eventos JE Mídia Visual teve uma boa ideia: parcelar futuros eventos em 18 vezes sem juros, para serem realizados quando a pandemia passar.
- Na pandemia, seis em cada 10 empresas aceleraram sua digitalização, mostra pesquisa da IBM.
- A Tesla divulgou os resultados financeiros do 3º trimestre e a receita cresceu quase 40%. Companhia de Elon Musk já triplicou de valor desde janeiro.
- A grande sensação no mercado de bebidas são as hard seltzers, que brigam com cerveja e gim tônica. É uma bebida alcoólica mista gaseificada vendida em lata, A Coca-Cola está lançando a marca Topo Chico.
Deixe seu comentário